Acerca das funções de administração, tais como planejamento ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MJSP Prova: CESPE - 2013 - MJ - Administrador |
Q335303 Administração Geral
Acerca das funções de administração, tais como planejamento organização, direção e controle, julgue os itens que se seguem.

Os controles ajustados são impulsionados por uma cultura organizacional forte e são baseados em crenças amplamente partilhadas em toda a organização.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADA.

Cultura Forte e Cultura Fraca. 

Todas as organizações têm cultura, mas nem toda organização tem uma cultura forte. Uma cultura forte é aquela nas quais os valores principais são respeitados e compartilhados. O tamanho da organização, a rotatividade dos funcionários e o tempo de existência são fatores que tornam a cultura forte ou fraca.
Quanto mais os membros de uma organização respeitam e compartilham seus valores, mas forte é sua cultura! Uma cultura forte gera coesão, lealdade, comprometimento organizacional e diminui a necessidade da organização de fixar regulamentos e regras de comportamento.
Estudos indicam que a cultura forte tem um poder maior de influenciar o comportamento dos seus funcionários e geram um desempenho superior para a organização.

Professor Rodrigo Rennó

Uma cultura organizacional forte aumenta a consistência do comportamento. Nesse sentido, podemos dizer que uma cultura forte funciona como um substituto da formalização.
 Uma formalização intensa na organização gera previsibilidade, ordem e consistência. Uma cultura forte pode fazer o mesmo sem necessidade de documentação escrita. Portanto, podemos encarar a cultura organizacional forte a formalização, com dois caminhos diversos para se chegar ao mesmo fim. Quanto mais forte a cultura organizacional, menos os executivos precisam se preocupar em desenvolver regras e regulamentos para orientar o comportamento dos funcionários. Essa orientação é introjetada pelos funcionários à medida que eles aceitam a cultura organizacional. (Comportamento Organizacional, ROBBINS, PÁGINA 377)

 

Eu não entendi. Por mais forte que seja a cultura sempre haverá necessidade de controle.
Imagino que ao dizer que a cultura forte reduz a necessidade de controle por parte da gerência é exatamente dizer que esse controle é impulsionado pelos próprios colaboradores que já internalizaram os valores da organização.

Pra mim o gabarito deveria ser "certo".
A questão, caro colega, tem dois erros;
Primeiro, quando a cultura organizacional é forte ocorre a a redução da necessidade de controle rígido, ou ajustado, como expresso na parte inicial da questão. Controle rígido ou ajustado é necessário quando a cultura organizacional e fraca.
Em segundo lugar, nem toda organização tem uma cultura organizacional forte. Diversas organizações têm cultura organizacional fraca.

Nao sei se estou certo, mas tentarei dar um exemplo prático: uma organizacao com uma cultura conservadora forte como, por exemplo, um banco. Neste caso, a própria cultura já "influencia" o colaborador a se vestir adequadamente, não necessitando ou diminuindo a necessidade de normas ou regulamentos expressos vedando o uso de vestimentas inadequadas. 

Considera-se uma cultura forte aquela que tem maior impacto sobre o comportamento dos funcionários. Para Robbins (2007): Em uma cultura forte, os valores essenciais da organização são intensamente acatados e amplamente compartilhados. Quanto mais membros aceitarem os valores essenciais e quanto maior seu comprometimento com eles, mais forte será a cultura. Consistentemente com esta definição, uma cultura forte terá uma influência maior sobre o comportamento de seus membros por causa do grau de compartilhamento e intensidade,que cria um clima interno de autocontrole comportamental.

Segundo Robbins (2002, p.502) as chamadas culturas fortes têm um impacto maior sobre o comportamento dos colaboradores, e relacionam-se mais com a redução da rotatividade. Ainda segundo o autor, em uma cultura forte os valores essenciais da organização são intensamente acatados e amplamente compartilhados. Quanto mais membros aceitarem os valores essenciais,e quanto maior o comprometimento, mais forte será a cultura.

Tanure (2007, p. 134) afirma que: As culturas fortes significam quase levar a integração normativa ao extremo, pois uma cultura muito forte pode influenciar ou não no desempenho de uma instituição,apesar de muito se dizer que culturas fortes são culturas mais eficientes, nem sempre são como aparentam sendo que quanto mais forte mais difícil de reparar os erros da instituição. As culturas fracas apresentam como culturas sem integração normativa, sem regras e sem valores onde os indivíduos seguem para lados opostos ao determinado pela instituição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo