53 pessoas morrem e 37 ficam feridas no mais trágico aciden...
53 pessoas morrem e 37 ficam feridas no mais trágico acidente nas estradas de SP
Pelo menos 53 pessoas morreram e 37 ficaram feridas no acidente com maior número de vítimas já ocorrido nas estradas paulistas, o terceiro maior do Brasil. O desastre envolveu dois ônibus, dois caminhões e um carro, aconteceu na rodovia Anhanguera, na altura de Araras (170 Km a Noroeste de SP). Quase todas as vítimas morreram carbonizadas, o fogo superou 1.000ºC, causado pelo combustível de um dos caminhões. Segundo a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, este acidente com carbonização foi mais trágico do que o das vítimas do acidente aéreo da TAM (1996). Os passageiros do ônibus foram submetidos a altas temperaturas e o incêndio se alastrou rapidamente. O estado de carbonização de muitos corpos pode prejudicar a identificação das vítimas, mesmo por teste de DNA.(09/09/1998).
(LOZANO, A. et al. 53 pessoas morrem e 37 ficam feridas no mais trágico acidente nas estradas de SP/Diretor do IML acha que nem com DNA será possível identificar alguns corpos. Folha de São Paulo/Cotidiano. São Paulo, 1998. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ ff09099806.htm. Acessado em: 06/11/2016. Adaptado)Atualmente, os procedimentos da tecnologia de manipulação genética para identificação de vítimas pelo DNA foram aperfeiçoados, necessitando de menor quantidade de DNA, e são concluídos mais rapidamente. Nesse sentido, sobre essa tecnologia, é CORRETO afirmar:
I - Consiste em detectar e comparar sequências repetitivas, ao longo de trechos da molécula de DNA, regiões conhecidas como VNTR (número variável de repetições em sequência).
II - Consiste em recombinar DNA, ou seja, trocar pedaços de genes do indivíduo a ser identificado com algum parente próximo, como pai, mãe, filho, irmão.
III - Baseia-se na identificação de trechos do DNA, cujas sequências repetidas de nucleotídeos são exclusivas para cada pessoa e transmitidas de pais para filhos, de acordo com herança mendeliana.
IV - É uma técnica que utiliza enzimas de restrição (endonucleases), que funcionam como tesouras, especializadas em cortar fragmentos de DNA sem identificar pontos específicos na molécula.
V - A amplificação de DNA, ou PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) é essencial para gerar um perfil de DNA dos restos mortais, e assim comparar o grau de vinculação compatível com a suposta relação entre a pessoa falecida e o parente.
Indique a alternativa em que todas as afirmativas