O chamado Período Regencial no Brasil foi marcado por diver...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1800277 História
O chamado Período Regencial no Brasil foi marcado por diversas revoltas. Dentre as mais importantes temos a Revolta dos Malês, que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O gabarito correto para a questão sobre o Período Regencial no Brasil e as revoltas que marcaram essa fase da nossa história é a alternativa B. Esta alternativa destaca que a Revolta dos Malês foi liderada por escravos e libertos muçulmanos, que possuíam conhecimento de leitura e escrita, e que se rebelaram na cidade de Salvador em 1835.

A importância dessa revolta reside no fato de que ela foi um dos muitos movimentos de contestação que surgiram durante o Período Regencial, um momento de instabilidade política e social no Brasil, que sucedeu a abdicação de Dom Pedro I e precedeu a maioridade de Dom Pedro II.

No caso da Revolta dos Malês, ela é especialmente significativa por ter sido uma das raras ocasiões em que escravos africanos lideraram uma insurreição com forte componente religioso e cultural, o que reflete a resistência e a luta pela sobrevivência e afirmativa de identidade desses grupos em um contexto de opressão e escravatura.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa 'b'

Revolta dos Malês foi uma revolta de escravos que aconteceu na cidade de Salvador, na Bahia, em 1835. Essa foi a maior revolta de escravos da história do Brasil e mobilizou cerca de 600 escravos que marcharam nas ruas de Salvador convocando outros escravos a se rebelarem contra a escravidão. A Revolta dos Malês, que ficou marcada pela grande adesão de africanos muçulmanos, acabou fracassando e os envolvidos foram duramente punidos.

O grande número de muçulmanos participando dessa revolta influenciou na forma como ela foi chamada. A palavra “malês” utilizada para nomear o acontecimento é derivado de imalê, que no idioma iorubá significa “muçulmano”. Ao todo, cerca de 600 africanos participaram da Revolta do Malês.

Os envolvidos com a Revolta do Malês optaram por fazer sua revolta no final do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos. Os africanos escolheram exatamente o dia da festa conhecida como Lailat al-Qadr, traduzida como Noite da Glória, que relembrava o dia em que o Corão foi revelado a Muhammad (Maomé).

Os escravos que participaram da Revolta do Malês eram majoritariamente escravos urbanos e trabalhavam em diversos ofícios como sapateiros, ferreiros, carregadores de cadeira etc. Os escravos da lavoura era a minoria dos envolvidos e os poucos que participaram da revolta vieram da região do Recôncavo Baiano.

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/revolta-males.htm

GAB-B

ESCRAVOS QUE ERAM MULÇUMANOS

LETRA B. Um acréscimo a resposta do Fernando Gomes, na revolta dos Malês havia uma grande aversão ao homem branco, o que resultou em vários assassinatos destes e até de escravos ou libertos que não aderiam ao movimento.

(pensamento trazido do Livro de Lilia Schwarcz Brasil: Uma biografia)

Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador, Província da Bahia, na noite de 24 de janeiro de 1835, durante o Brasil Império, mais precisamente durante o Período Regencial (1831 a 1840), representou uma rápida rebelião organizada pelos escravos de origem islâmica (sobretudo das etnias hauçá e nagô), os quais buscavam principalmente a liberdade religiosa, contudo foi reprimida pelas tropas imperiais.

Curiosidades:

  • A data em que ocorreu o Levante dos Malês, foi escolhida pelos líderes, de forma que representava o período mais importante para os muçulmanos denominado “Ramadã”, em que ocorrem muitas preces e jejuns. Assim, a revolta aconteceu exatamente dia 25 de janeiro, no final do mês de jejum.
  • Mala Abubaker, é o escravo que escreveu o plano de ataque da Revolta dos Malês.
  • Durante a Revolta dos Malês, somente na cidade de Salvador, existiam aproximadamente 27.500 escravos, ou seja, cerca de 42% da população.
  • No levante dos Malês, alguns escravos utilizaram técnicas de luta da capoeira.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/revolta-dos-males/

Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador, Província da Bahia, na noite de 24 de janeiro de 1835, durante o Brasil Império, mais precisamente durante o Período Regencial (1831 a 1840), representou uma rápida rebelião organizada pelos escravos de origem islâmica (sobretudo das etnias hauçá e nagô), os quais buscavam principalmente a liberdade religiosa, contudo foi reprimida pelas tropas imperiais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo