O chamado Período Regencial no Brasil foi marcado por diver...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O gabarito correto para a questão sobre o Período Regencial no Brasil e as revoltas que marcaram essa fase da nossa história é a alternativa B. Esta alternativa destaca que a Revolta dos Malês foi liderada por escravos e libertos muçulmanos, que possuíam conhecimento de leitura e escrita, e que se rebelaram na cidade de Salvador em 1835.
A importância dessa revolta reside no fato de que ela foi um dos muitos movimentos de contestação que surgiram durante o Período Regencial, um momento de instabilidade política e social no Brasil, que sucedeu a abdicação de Dom Pedro I e precedeu a maioridade de Dom Pedro II.
No caso da Revolta dos Malês, ela é especialmente significativa por ter sido uma das raras ocasiões em que escravos africanos lideraram uma insurreição com forte componente religioso e cultural, o que reflete a resistência e a luta pela sobrevivência e afirmativa de identidade desses grupos em um contexto de opressão e escravatura.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa 'b'
A Revolta dos Malês foi uma revolta de escravos que aconteceu na cidade de Salvador, na Bahia, em 1835. Essa foi a maior revolta de escravos da história do Brasil e mobilizou cerca de 600 escravos que marcharam nas ruas de Salvador convocando outros escravos a se rebelarem contra a escravidão. A Revolta dos Malês, que ficou marcada pela grande adesão de africanos muçulmanos, acabou fracassando e os envolvidos foram duramente punidos.
O grande número de muçulmanos participando dessa revolta influenciou na forma como ela foi chamada. A palavra “malês” utilizada para nomear o acontecimento é derivado de imalê, que no idioma iorubá significa “muçulmano”. Ao todo, cerca de 600 africanos participaram da Revolta do Malês.
Os envolvidos com a Revolta do Malês optaram por fazer sua revolta no final do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos. Os africanos escolheram exatamente o dia da festa conhecida como Lailat al-Qadr, traduzida como Noite da Glória, que relembrava o dia em que o Corão foi revelado a Muhammad (Maomé).
Os escravos que participaram da Revolta do Malês eram majoritariamente escravos urbanos e trabalhavam em diversos ofícios como sapateiros, ferreiros, carregadores de cadeira etc. Os escravos da lavoura era a minoria dos envolvidos e os poucos que participaram da revolta vieram da região do Recôncavo Baiano.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/revolta-males.htm
GAB-B
ESCRAVOS QUE ERAM MULÇUMANOS
LETRA B. Um acréscimo a resposta do Fernando Gomes, na revolta dos Malês havia uma grande aversão ao homem branco, o que resultou em vários assassinatos destes e até de escravos ou libertos que não aderiam ao movimento.
(pensamento trazido do Livro de Lilia Schwarcz Brasil: Uma biografia)
A Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador, Província da Bahia, na noite de 24 de janeiro de 1835, durante o Brasil Império, mais precisamente durante o Período Regencial (1831 a 1840), representou uma rápida rebelião organizada pelos escravos de origem islâmica (sobretudo das etnias hauçá e nagô), os quais buscavam principalmente a liberdade religiosa, contudo foi reprimida pelas tropas imperiais.
Curiosidades:
- A data em que ocorreu o Levante dos Malês, foi escolhida pelos líderes, de forma que representava o período mais importante para os muçulmanos denominado “Ramadã”, em que ocorrem muitas preces e jejuns. Assim, a revolta aconteceu exatamente dia 25 de janeiro, no final do mês de jejum.
- Mala Abubaker, é o escravo que escreveu o plano de ataque da Revolta dos Malês.
- Durante a Revolta dos Malês, somente na cidade de Salvador, existiam aproximadamente 27.500 escravos, ou seja, cerca de 42% da população.
- No levante dos Malês, alguns escravos utilizaram técnicas de luta da capoeira.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/revolta-dos-males/
A Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador, Província da Bahia, na noite de 24 de janeiro de 1835, durante o Brasil Império, mais precisamente durante o Período Regencial (1831 a 1840), representou uma rápida rebelião organizada pelos escravos de origem islâmica (sobretudo das etnias hauçá e nagô), os quais buscavam principalmente a liberdade religiosa, contudo foi reprimida pelas tropas imperiais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo