A herança da filosofia pré-socrática nos chegou por meio de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2185918 Filosofia
A herança da filosofia pré-socrática nos chegou por meio de pequenos e poucos fragmentos, os quais, agora, estão preservados e são de domínio público. A maioria desses filósofos escreveu pelo menos um “livro” (pequenos textos em prosa ou, em alguns casos, poemas), mas nenhuma dessas obras completas sobreviveram. Devido a isso, dependemos de filósofos, historiadores e compiladores posteriores de coleções de sabedoria antiga para citações desconexas (fragmentos) e relatórios sobre suas opiniões (testemunhos). Em alguns casos, essas próprias fontes puderam consultar diretamente as obras dos pré-socráticos. Em muitos outros, a linha é indireta e muitas vezes depende do trabalho de Hípias, Aristóteles, Teofrasto, Simplício e outros filósofos antigos que tiveram acesso direto aos textos. Todas as fontes dos fragmentos e testemunhos fizeram uso seletivo do material disponível para eles, de acordo com seus próprios interesses especiais e variados nos primeiros pensadores. Embora qualquer descrição dos pensadores pré-socráticos deva ser uma reconstrução, não devemos ser excessivamente pessimistas quanto à possibilidade de alcançar uma compreensão historicamente responsável deles.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre os fundamentos da filosofia nascente, ou seja, os filósofos pré-socráticos, analise as afirmativas abaixo.
I. Anaximandro identificou o apeiron como a origem de todas as coisas. II. Heráclito rejeita a ideia de um princípio organizador do universo. III. Parmênides distingue entre aparência e realidade. IV. Na teoria atômica de Demócrito, os átomos contêm em si a capacidade de se moverem e por meio da sua combinação por associação ou dissociação é possível a formação dos diversos compostos atômicos que constituem o cosmo e tudo que o que há nele, inclusive o homem. Para Demócrito, o homem pode ser educado, porém essa educação não pode transformar sua natureza, que já está formada pelos átomos.
Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - I e III apenas

Vamos analisar as afirmativas e entender por que a alternativa C é a correta:

I. Anaximandro identificou o apeiron como a origem de todas as coisas.

Anaximandro, um dos primeiros filósofos pré-socráticos, propôs o conceito de apeiron, que significa "o ilimitado" ou "o infinito", como o princípio fundamental do universo. Ele acreditava que esse elemento primordial não tinha limites ou definição específica, distinguindo-se assim dos elementos físicos (água, ar, fogo). Portanto, essa afirmativa está correta.

II. Heráclito rejeita a ideia de um princípio organizador do universo.

Heráclito, ao contrário do que a afirmativa sugere, introduziu o conceito de logos, que pode ser entendido como um princípio organizador ou racional do universo. Ele acreditava na constante mudança e fluxo das coisas, mas o logos era a razão subjacente que governava esse fluxo. Dessa forma, essa afirmativa está incorreta.

III. Parmênides distingue entre aparência e realidade.

Parmênides, em sua filosofia, fez uma clara distinção entre aquilo que aparece aos sentidos (aparência) e o que é verdadeiramente real. Ele argumentava que a realidade é única, imutável e eterna, desafiando a confiança nos sentidos que captam apenas o mundo das aparências. Assim, essa afirmativa está correta.

IV. Na teoria atômica de Demócrito, os átomos contêm em si a capacidade de se moverem e por meio da sua combinação por associação ou dissociação é possível a formação dos diversos compostos atômicos que constituem o cosmo e tudo que há nele, inclusive o homem. Para Demócrito, o homem pode ser educado, porém essa educação não pode transformar sua natureza, que já está formada pelos átomos.

Embora a descrição dos átomos e sua capacidade de formar o cosmos esteja correta, afirmando que a educação não pode transformar a natureza do homem é uma simplificação que não reflete adequadamente a complexidade do pensamento de Demócrito. Ele acreditava que a educação e a cultura influenciavam a vida humana, embora a natureza física dos átomos de fato constituísse a base de todas as coisas. Portanto, essa afirmativa está parcialmente incorreta em seu enfoque.

Em resumo, as afirmativas corretas são I e III, justificando a escolha da alternativa C como a resposta correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I - Correta - Anaximandro acreditava que o princípio de tudo (o arkhé das coisas) era o ápeiron, isto é, uma matéria infinita da qual todas as outras se cindem. Esse á-peiron é algo insurgido (não surgiu nunca, embora exista) e imortal.

II - Falsa - alguns intérpretes de Heráclito vão considerar o logos como um “princípio organizador do universo” e outros como “pensamento”.

III - Correta - Para Parmênides a aparência das coisas é o objeto da opinião, pois está em constante mudança, enquanto que a realidade, o verdadeiro SER é imutável.

IV - Falsa - Os átomos contêm em si a capacidade de se moverem e através da sua combinação por associação ou dissociação, é possível a formação dos diversos compostos atômicos que constituem o cosmo e tudo que há nele, inclusive o homem. MAS a natureza humana, segundo G. Tortora, está sempre em transformação em sua configuração atômica, o que possibilita, por sua vez, um estado permanente de construção da sua natureza e da sua cultura13. Esse processo de criação é contínuo e nunca concluído, visto que o homem tem em sua constituição um resíduo de indeterminação que o leva sempre a reordenar, a rearranjar a sua natureza inacabada. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo