Acerca de Exames auxiliares de diagnóstico da diarreia aguda...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2743210 Medicina

Acerca de Exames auxiliares de diagnóstico da diarreia aguda, pode-se afirmar que:


I - Como a diarreia aguda é habitualmente autolimitada, o pedido de exames de diagnóstico está indicado apenas nos casos mais graves, sendo eles: diarreia sanguinolenta, febre > 38,5ºC, mais de 6 dejecções/dia ou duração da doença superior a 48h, dor abdominal severa, doentes idosos ou imunodeprimidos.

II- São Exames laboratoriais: O hemograma está indicado para avaliar a presença de anemia e alterações na fórmula leucocitária; o ionograma, a ureia e a creatinina permitem avaliar a depleção de fluidos e electrólitos e o seu impacto na função renal.

III- São de Exame das fezes: A detecção dos leucócitos fecais é um teste pouco sensível e específico. Pode ajudar a seleccionar quais os doentes que devem realizar coprocultura. A coprocultura está indicada nos imunodeprimidos, nas comorbilidades importantes, na doença severa, e na diarreia sanguinolenta.

IV - A pesquisa de ovos e parasitas nas fezes apresenta uma baixa relação custo benefício, pelo que está indicada apenas em viagens recentes a regiões endêmicas, crianças em creches, e na diarreia sanguinolenta com poucos ou nenhuns leucócitos fecais.

V- Os ovos e parasitas apresentam uma excreção intermitente, pelo que a sua colheita deve ser feita em três dias consecutivos.

VI- Em exames endoscópicos, a realização de colonoscopia não está indicada na maioria dos casos, mas poderá trazer benefício na suspeita de colite pseudomembranosa, colite isquêmica, e imunodeprimidos.


Portanto, está(ão) CORRETA(S):

Alternativas