Tendo em vista que o tronco e as cinturas escapular e pélvic...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: A - 1 e 2 apenas.
Vamos analisar cada uma das afirmativas para entender a razão pela qual a alternativa A é a correta.
1. A cintura escapular é dérmica e endocondral, com dois componentes: a clavícula e a escápula. A cintura pélvica é endocondral e tem três componentes: o púbis, o ísquio e o ílio.
Essa afirmativa está correta. A cintura escapular, composta pela clavícula e escápula, permite uma ampla mobilidade necessária para o movimento dos membros superiores. A cintura pélvica, composta pelo púbis, ísquio e ílio, forma uma estrutura robusta e resistente, fundamental para suportar o peso do corpo em posição ereta.
2. A cintura escapular é elástica a impulsos. A cintura pélvica limita a amplitude de movimento articular.
Esta afirmativa também está correta. A cintura escapular permite uma maior amplitude e elasticidade, necessária para os movimentos amplos dos braços. Por outro lado, a cintura pélvica é responsável por estabilizar o tronco e fornecer suporte, o que naturalmente limita os movimentos em comparação com a cintura escapular.
3. A cintura escapular tem articulação rasa. A cintura pélvica é profunda e articula-se com vértebras lombares.
Aqui temos uma afirmação incorreta. Embora a cintura escapular realmente tenha uma articulação relativamente rasa (como na articulação esternoclavicular), a cintura pélvica não se articula diretamente com as vértebras lombares; em vez disso, articula-se com o sacro.
4. O tronco permite uma interação entre as cinturas escapular e pélvica por ação interarticular direta entre ambas.
Também incorreta. Não há uma ação interarticular direta entre as cinturas escapular e pélvica. O tronco, composto pela coluna vertebral, serve como conexão, mas cada cintura tem suas próprias articulações distintas.
Esta questão testa conhecimentos anatômicos essenciais para a prática em Fisioterapia, especialmente no contexto de patologias como a hemiplegia, onde a compreensão das interações entre essas estruturas é crucial para o desenvolvimento de um plano terapêutico eficaz.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo