Acerca do autodenominado "Governo das Mudanças"no Ceará marq...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1800286 História e Geografia de Estados e Municípios
Acerca do autodenominado "Governo das Mudanças"no Ceará marque a alternativa correta:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O GRUPO DAS MUDANÇAS, ao apoiar a candidatura de Tasso Jereissati ao governo do Estado em 1986, numa coligação partidária integrada pelo PMDB, PDC e por setores da esquerda como o PC e o PC do B, apresenta-se como uma a1ternativa tanto ao CLIENTELISMO e à corrupção dos "coronéis", como à inoperância da esquerda petista.

Gabarito: A

A proposta do governo Jereissati em seu primeiro mandato, iniciado em 1987-1990, fundamentou-se na quebra da estrutura de poderes dos grupos clientelistas, porém ocorreu o fortalecimento do capitalismo que beneficiou a pequena burguesia.

O clientelismo: tinha como base uma estrutura socioeconômica, por relações de dependência mútua entre os envolvidos Isso significava uma subordinação entre o cliente e o chefe político. A igualdade e os direitos de cidadão não se faziam presentes, pois o que reinava era a submissão do empregado com o patrão.

A ascensão dessas lideranças no cenário político ocorreu num momento em que o coronelismo e o clientelismo já se encontravam agonizantes. Desse modo, 1986 surge uma chapa de oposição ao governo dos coronéis. Representado por jovens empresários da família Jereissati e J. Macedo trazem ideias empreendedoras e contrárias às práticas clientelistas

Apresentou-se como uma alternativa à corrupção e ao clientelismo típicos das políticas do coronelismo e ao que foi tratado como inoperância da esquerda;

GABARITO A

o empresário Tasso Jereissati, consegue se eleger com a promessa de modernizar a administração pública, afastando-se do clientelismo dos governos anteriores; promover a austeridade fiscal; e desenvolver a economia estadual. A nova gestão passa a se autodenominar "Governo das Mudanças".Nas duas décadas seguintes, Jereissati e seus aliados passam a deter a hegemonia política no Estado, e rapidamente perdem a aliança com partidos mais à esquerda, como o PT e o PCdoB.

O erro da assertiva "E" está em afirmar que o "Governo de Mudanças", proposto pelo empresário Tasso Jereissati, teve uma curta trajetória. Logo, é de se analisar que na Historia do Ceará que essa modalidade de governo perdurou por nada mais, nada menos do que duas décadas. Nesse contexto, Jereissati e seus aliados passam a deter a hegemonia política no Estado, e rapidamente perdem a aliança com partidos mais à esquerda, como o como o  e o .

GAB: A

Os anos de 1980 foram marcados pela abertura política, com a volta da democracia, sendo o Ceará marcado pelo chamado “governo das mudanças”, tendo de início a figura de Tasso Jereissati, que promoveu a ruptura com a política das oligarquias, prometeu a modernização da máquina administrativa e a superação do clientelismo. Porém, esse grupo veio a se manter no poder por 16 anos. O governo das mudanças chegou ao poder prometendo garantir um projeto de governo que contemplava a reforma fiscal, financeira e administrativa, afirmando que daria maior eficiência ao Estado. Sua dinâmica foi embasada em políticas neoliberais, sendo um modelo de gestão empresarial no governo do Estado que veio a cortar custos e pôr fim aos “cabides de empregos”, rompendo com a política tradicional.

Esse governo passou a vender a imagem do Ceará como um “paraíso turístico”, patrocinando escolas de samba e produções televisivas como novelas, minisséries e filmes, agregando elementos que expandiam a imagem cearense para além do sertão. Contudo, frequentemente, Tasso é comparado a um oligarca pela longevidade de seu poder e pela capacidade de fazer sucessores. Apesar de suas transformações estatais, como o corte de gastos, seu neoliberalismo acabou por afetar setores de políticas sociais, como a educação e a saúde, com a falta de investimentos.

(Fonte: Estratégia)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo