No Texto II, o sujeito poético revela-se

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q288097 Português
No Texto II, o sujeito poético revela-se

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

so pode ser a letra D)  inseguro quanto à sorte que o destino lhe reserva.
 linha 26 a 28 marca esta ideia claramente.
Gabarito letra E
desejoso de ver transformação
"entre soluços e esperança" sugere a idéia de insegurança, o que indicaria a alternativa "D".  O gabarito oficial parece uma "forçaçãodibarra", o sujeito deixa claro que sua poesia tem como objeto as "coisas do mundo" e suas transformações, mas em nenhum momento sujere a ideia de TRANSFORMAR O MUNDO ATRAVÉS DA POESIA, só se o Ferreira Gullar fosse uma adolescente virgem. Bom de qualquer forma as bancas costumam se perder na fronteira entre a COMPREENSÃO DO TEXTO  e a INTERPRETAÇÃO. Esta questão cobra interpretação que é um conceito muito parecido com o de "opinião" ou o de "C..." , cada um tem o seu.
A questão realmente está confusa. Porém,  em minha análise,  a única alternativa que pode estar correta é a letra “E”, mas com ressalvas:

O autor cita “coisas” (L21) e “poesia”(L25) e retoma, de maneira dúbia,   em “nelas” (L 26). Mas, como não há um entendimento claro se a retomada refere-se a “coisas” ou “poesias” ,  isto acaba por dificultar a escolha da assertiva. Contudo,  analisando as outras alternativas; levando-se em conta que a retomada refere-se a “poesia “; e que poesia é uma forma de arte, escolhi a alternativa E. 

E) O autor tenta iluminar as coisas rudes de que se queixa com poesia "as ilumina com dificuldade", ele tenta iluminar com poesia, e só conseguer ver as coisas do mundo novo "pulsando entre soluços e esperança". 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo