“Hoje, num contexto cultural em franca transformação, homens...
I- Trata-se de um fenômeno diferente, em que sintomaticamente nos deparamos com um exagero. Como esses pais atuais renunciaram a sua “criança narcísica”, eles se reconhecem como castrados, estão eles mesmos em uma posição de onipotência fálica. II- Os filhos – estes sim – que vêm lhes apontar uma falta, que os pais encaram como falta imaginária, ou seja, um defeito a ser consertado. III- Esses pais extremamente narcísicos se interessam por filhos sujeitos, que eles encherão dos objetos oferecidos ao consumo infantil pelo mercado, para que a falta seja sempre representada. IV- Vemos então atualmente um narcisismo que se transmite de pais para filhos, em que a questão da diferença e da falta é transmitida. V- As consequências disso são a não entrada ou a extrema dificuldade de estar no campo do desejo, bem como a não resolução edípica que mudaria a posição do sujeito. Assinale a alternativa que traz assertivas correspondentes a uma análise contemporânea apoiada na psicanálise sobre o laço entre pais e filhos:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
Para entender por que essa é a resposta correta, precisamos explorar o contexto das relações entre pais e filhos na contemporaneidade, sob a perspectiva psicanalítica.
Afirmação II: Esta afirmação está correta. Ela menciona que os filhos apontam uma falta que os pais encaram como uma falta imaginária. Na psicanálise, a ideia de "falta" é central, remetendo à incompletude e ao desejo. Esta perspectiva reflete o desafio dos pais em lidar com suas próprias limitações projetadas nas necessidades percebidas dos filhos.
Afirmação V: Esta também está correta. Ela aborda as dificuldades que uma dinâmica familiar baseada no narcisismo pode criar, como a dificuldade de entrar no campo do desejo e a não resolução edípica. Isso indica como a dinâmica parental pode influenciar o desenvolvimento psíquico da criança, dificultando a formação de uma identidade independente e madura.
Agora, vamos examinar por que as outras afirmações não estão corretas:
Afirmação I: A afirmação fala sobre os pais em uma posição de onipotência fálica após renunciar à "criança narcísica". No entanto, enquanto os pais podem lutar com questões de narcisismo, a noção de que renunciar à criança narcísica automaticamente os coloca em uma posição de onipotência não é completamente sustentada pela análise contemporânea.
Afirmação III: Esta afirmação sugere que pais narcísicos se interessam por preencher seus filhos com bens de consumo. Embora este aspecto possa refletir comportamentos atuais, a afirmação simplifica demais a complexidade dos laços parentais que são mais do que apenas uma transmissão de valores de consumo.
Afirmação IV: Embora o narcisismo possa ser de fato transmitido intergeracionalmente, afirmar que isso acontece de modo direto e claro sem considerar outras influências sociais e emocionais é uma simplificação excessiva.
Espero que esta explicação tenha deixado mais clara a análise psicanalítica contemporânea sobre os laços entre pais e filhos, conforme abordada na questão. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo