A projeção cartográfica desenvolve papel fundamental no pro...
I. As cartas disponibilizadas pelo Sistema Cartográfico Nacional, na escala 1:1.000.000, são elaboradas com os dados da projeção de Gauss ou projeção transversa de Mercator. II. As cartas disponibilizadas pelo Sistema Cartográfico Nacional, nas escalas 1:100.000 e 1:50.000, são elaboradas com os dados da projeção Universal Transversa de Mercator (UTM). III. A origem do sistema de coordenadas UTM é determinada pelo cruzamento do equador com um meridiano padrão, denominado meridiano central. IV. A projeção de Gauss apresenta a propriedade de equivalência, ou seja, nessa projeção, as áreas são conservadas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa correta é apenas II e III (Letra C).
Alternativa I: Incorreta
As cartas na escala 1:1.000.000, disponibilizadas pelo Sistema Cartográfico Nacional, geralmente são elaboradas com os dados da Projeção Policônica e não com a Projeção de Gauss ou Projeção Transversa de Mercator. A Projeção Policônica é ideal para mapeamentos de grandes áreas, como países inteiros, pois minimiza distorções ao longo das bordas do mapa.
Alternativa II: Correta
As cartas nas escalas 1:100.000 e 1:50.000 são realmente elaboradas com os dados da Projeção Universal Transversa de Mercator (UTM). Esta projeção é amplamente utilizada para mapeamentos de precisão devido à sua capacidade de representar áreas menores com menor distorção.
Alternativa III: Correta
A origem do sistema de coordenadas UTM é de fato determinada pelo cruzamento do equador com um meridiano padrão, denominado meridiano central. Esse meridiano central varia conforme a zona UTM em que se está trabalhando, dividindo a Terra em 60 zonas longitudinais de 6 graus cada.
Alternativa IV: Incorreta
A Projeção de Gauss, ou Projeção Transversa de Mercator (TMC), não apresenta a propriedade de equivalência (conservação de áreas). Em vez disso, a TMC é uma projeção conforme, o que significa que ela preserva as formas locais, mas distorce as áreas à medida que se afasta do meridiano central.
Portanto, com base nas explicações acima, a alternativa correta é apenas II e III (Letra C).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA C
I) As cartas disponibilizadas pelo Sistema Cartográfico Nacional, na escala 1:1.000.000, são elaboradas com os dados da projeção de Gauss ou projeção transversa de Mercator (ERRADA)
Na escala 1:1.000.000, temos a conhecida Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM), onde foi elaborada com a PROJEÇÃO CÔNICA CONFORME DE LAMBERT.
II) As cartas disponibilizadas pelo Sistema Cartográfico Nacional, nas escalas 1:100.000 e 1:50.000, são elaboradas com os dados da projeção Universal Transversa de Mercator (UTM) (CORRETA)
III) A origem do sistema de coordenadas UTM é determinada pelo cruzamento do equador com um meridiano padrão, denominado meridiano central (CORRETA) - Meridiano Central do Fuso
IV) A projeção de Gauss apresenta a propriedade de equivalência, ou seja, nessa projeção, as áreas são conservadas (ERRADA)
A projeção de Gauss é sinônima a Projeção Transversa de Mercator (UTM), que possui propriedade CONFORME (no caso os ângulos são preservados)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo