Julgue o próximo item com relação aos conceitos de big data....
Julgue o próximo item com relação aos conceitos de big data.
Variedade, em big data, refere-se à quantidade de fontes que
geram os dados com potencial de serem altamente
desestruturados.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão exige conhecimentos a respeito do Big Data. Vejamos:
Os 5 Vs do Big Data são:
Velocidade: Está relacionado ao fato que os dados são gerados com muita velocidade, deste modo é necessário que o processo de análise também acompanhe o passo que os dados são gerados.
Volume: Está relacionado ao fato que a grande quantidade de dados gerados diariamente permite a análise das informações, deste modo é possível gerar dados desde cliques em sites, históricos, avaliações de atendimentos e etc. Nesse sentido, é necessário que exista um local adequado para armazenar os dados gerados, hoje em dia existe a possibilidade de servidores maiores cada vez mais e possibilidade de utilizar a nuvem para armazenamento.
Veracidade: Está relacionado ao meio de obtenção dos dados e a verificação em tempo real para obter dados verídicos.
Variedade: Está relacionado a variedade de informações, que podem ser geradas por meio de dados estruturados, semi-estruturados e não estruturados.
Não confunda!
VARIEDADE está relacionada a FONTES, significa dizer que os dados vêm em vários tipos de formatos;
VOLUME está relacionado a grande quantidade de DADOS;
Valor: Está relacionado ao valor que é empregado ao dado que está sendo gerado para aquele determinado negócio.
Gabarito do monitor: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Certo.
Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise.
Seu principal conceito, descobrir padrões de dados. E seus '' Vs'' são:
Volume: Está relacionado com a quantidade de espaço
Velocidade: Está relacionado ao fluxo contínuo.
Variedade: Está ligada ao fato dos dados possuírem diferentes naturezas
Variabilidade: É a oscilação.
Viscosidade: Relação com a dificuldade de navegar entre os dados.
Volatilidade: São inconsistências nos dados.
Veracidade: São dados verídicos
Valor: São dados valorados
Adendo:
Big Data é o termo em Tecnologia da Informação (TI) que trata sobre grandes conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados, o conceito do Big Data se iniciou com 3 Vs: Velocidade, Volume e Variedade.
4 tipos de análise de dados de Big Data:
A análise de dados do tipo preditiva:
A análise preditiva é utilizada para examinar possibilidades futuras e é feita por meio de uma investigação de cada situação, individualmente.
A análise prescritiva:
Esse tipo de análise examina dados para avaliar possíveis consequências de cada decisão que o gestor tomar. Mais minuciosa que a preditiva, a análise prescritiva fornece informações mais relevantes sobre o que fazer diante de determinada situação.
A análise descritiva:
Urgência define a análise de dados do tipo descritiva. Ela checará em tempo real todos os dados necessários para tomar uma decisão imediata.
A análise diagnóstica:
Enquanto os tipos de análise apresentados até aqui estão relacionados à tomada de decisão, a análise diagnóstica — como o próprio nome sugere — é feita após o trabalho realizado. Quem fez, quando fez, onde fez e por que fez são perguntas-chave para esse tipo de análise.
Gab: Certo
Big data é um termo utilizado para se referir a um grande volume de dados, estruturados ou não, que são gerados a partir de diversas fontes, tais como dispositivos móveis, sensores, redes sociais, transações financeiras, entre outras. Esses dados são caracterizados por serem complexos, variáveis e em constante crescimento, exigindo técnicas avançadas de análise para que possam ser compreendidos e utilizados de forma eficiente.
As tecnologias de big data permitem o armazenamento, processamento e análise desses dados em larga escala, possibilitando a extração de insights valiosos e a tomada de decisões baseadas em informações precisas e confiáveis. O uso do big data é cada vez mais comum em diversas áreas, como marketing, finanças, saúde, logística, entre outras, e tem se mostrado uma poderosa ferramenta para empresas e organizações que desejam melhorar sua eficiência e competitividade no mercado.
Não entendi o porquê de "desestruturados"
CERTO
90% dos dados atualmente são não estruturados (desestruturados), ou seja, a característica da Variedade processa muito mais dados não estruturados do que estruturados e semiestruturados.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo