Paciente recém-nascido (RN) apresentou icterícia 3 horas apó...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2005 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB
Q1228037 Medicina
Paciente recém-nascido (RN) apresentou icterícia 3 horas após o parto, com níveis de bilirrubina sérica aumentando mais de 5 mg/dL a cada 24 horas, tendo atingido 20 mg/dL. A mãe refere ser este seu terceiro filho. Os outros dois apresentaram icterícia após o parto, sem receber tratamento. A mãe não soube referir a duração. Considera-se a possibilidade de transfusão sanguínea para esse paciente. Foram solicitados os seguintes exames ao laboratório: tipagem ABO e Rh da mãe, do pai e do RN, provas de compatibilidade pré-transfusional do RN, dosagem de bilirrubinas e teste de Coombs direto. Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir. Se o teste de Coombs direto for positivo, deve-se realizar o teste da sacarose, para que se identifique a especificidade dos anticorpos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - Errado

A questão apresentada aborda um tema comum em Neonatologia: a icterícia neonatal, que é a coloração amarelada da pele e mucosas do recém-nascido. Esta condição é causada pelo aumento dos níveis de bilirrubina no sangue. A questão, em particular, foca na icterícia precoce e no uso do teste de Coombs direto para investigação diagnóstica.

Explicando o contexto:

Em recém-nascidos, a icterícia que aparece nas primeiras 24 horas de vida pode ser preocupante, muitas vezes decorrente de condições como a incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho. Exemplo disso é a incompatibilidade do sistema ABO ou Rh, que pode levar à hemólise dos glóbulos vermelhos do bebê. O teste de Coombs direto é usado para detectar anticorpos maternos aderidos às hemácias do recém-nascido, o que confirmaria um processo de hemólise imunomediado.

Justificando a alternativa correta:

Se o teste de Coombs direto é positivo, ele indica a presença de anticorpos na superfície das hemácias do bebê, sugerindo uma incompatibilidade sanguínea como a causa da icterícia. No entanto, a afirmação na questão sugere realizar o teste da sacarose para especificidade dos anticorpos, o que está incorreto. O teste da sacarose não é utilizado para esse fim; na verdade, ele é um teste para outra condição, a hemoglobinúria paroxística noturna.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

Não há outra alternativa para analisar, mas é importante compreender que, na prática clínica, quando o teste de Coombs é positivo, a abordagem correta seria investigar a causa específica da incompatibilidade e considerar intervenções, como a fototerapia ou até uma transfusão, dependendo do caso e da severidade da icterícia.

Essa questão, portanto, testa o conhecimento sobre o diagnóstico diferencial de icterícia neonatal precoce e a interpretação correta dos resultados laboratoriais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo