No que se refere ao planejamento estratégico, julgue os próx...
O controle estratégico decorrente do planejamento estratégico envolve decisões relacionadas a alterações de objetivos estabelecidos em função de alterações ambientais.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
O controle estratégico é um aspecto vital dentro do planejamento estratégico e refere-se ao processo contínuo de avaliação dos objetivos, estratégias e ações da organização diante das mudanças que ocorrem no ambiente externo. Em outras palavras, é o monitoramento constante para se assegurar de que a empresa permaneça no caminho certo para alcançar seus objetivos estratégicos.
Compreender essa faceta do controle estratégico requer entender que o ambiente de negócios é dinâmico e sujeito a mudanças imprevisíveis que podem afetar diretamente a atuação e o sucesso de uma organização. Alterações ambientais podem incluir mudanças na economia, na política, na tecnologia, na cultura, entre outros fatores externos que impactam a empresa.
Portanto, se uma organização percebe que o ambiente no qual está inserida mudou de forma significativa, é necessário que ela reavalie os seus objetivos estabelecidos. Isso pode resultar na alteração desses objetivos, na redefinição das estratégias ou na adaptação das ações planejadas. O controle estratégico é, então, essencial para garantir que a empresa possa responder de maneira ágil e efetiva a essas mudanças, realinhando seus planos para continuar a ser relevante e competitiva.
A alternativa está correta porque reflete adequadamente o conceito de controle estratégico como parte do processo de planejamento estratégico, destacando a importância de reconsiderar objetivos em face de mudanças no ambiente externo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
P O D C
C- Controlar
*Divididos em momentos (final, inicial, durante);
*Antes (A priori)
*Durante (Concorrente)
*Depois (A posteriori)
*Assegura que a execução ocorra de acordo com o planejado;
*Pode restringir o comportamento;
*Pode repreender/ Corrigir;
*Processo de controle:
1ª Etapa: Definição de parâmetros de controle
2ª Etapa: Avalia o desempenho atual
3ª Etapa: Comparação
Desempenho= Esforço+Resultado
4ª Etapa: Ação corretiva: Feedback dos planos
*O controle retroalimenta os planos com informações necessárias as melhorias.
DICA: O controle está presente em todo o processo organizacional, sendo exercido em maior ou menor grau.
CORRETA
Níveis De Controle e Avaliação
Os níveis de controle e avaliação são conseqüências dos níveis de planejamento de uma empresa, ou seja, o executivo pode efetuar o controle em relação ao desempenho da empresa como um todo, em relação ao desempenho de cada uma das áreas funcionais e em aplicações bem mais especificas dentro de cada área funcional. As considerações básicas sobre cada um dos níveis de controle numa empresa, são:
Controle estratégico: Esse tipo de controle decorre do processo de planejamento estratégico e envolve as relações da empresa com o ambiente, controla o desempenho empresarial como um todo. Esse controle envolve decisões do tipo:
Alterações dos objetivos estabelecidos em função de alterações ambientais, com reflexos em oportunidades ou ameaças para a empresa; alteração de estratégias e políticas estabelecidas, porque as ações estão sendo mal conduzidas; revisão do diagnóstico estratégico, para melhor adequação da empresa a seu ambiente.
Controle tático: Os padrões de controle e avaliação são estabelecidos a partir de objetivos setoriais departamentais para avaliar os resultados de cada área e dos sistemas administrativos. O foco do controle é o resultado global da área, mediante visão integrada de todas as operações. Esse controle pode envolver decisões do tipo:
Alteração da alocação de recursos numa área funcional da empresa, por exemplo, marketing, para melhor alcançar os objetivos da empresa; revisão dos sistemas de informações entre as grandes áreas para melhorar a eficácia da empresa.
Controle operacional: O controle e a avaliação são realizados pela execução das operações, ou seja, sobre a própria execução das tarefas. Algumas decisões podem ser:
Revisão do quadro de pessoal; alteração do sistema de controle de vendedores; alteração dos relatórios de analise de custos; determinação do processo de controle de qualidade de produção.
http://amigonerd.net/humanas/administracao/controle-e-avaliacao-do-planejamento-estrategico
Normalmente, envolve decisões do tipo:
· alteração dos objetivos estabelecidos em função de alterações ambientais, com reflexos em oportunidades ou ameaças para a empresa;
· alteração de estratégias e políticas estabelecidas, porque as ações estão sendo mal conduzidas;
· revisão do diagnóstico estratégico, para melhor adequação da empresa ao seu ambiente.
O CONTROLE ESTÁ PRESENTE EM TODO O PROCESSO ORGANIZACIONAL.
PLANEJAMENTO ---> CONTROLE PRÉVIO, porque é antes da operação ---> CONTROLE DE INSUMOS
ORGANIZAÇÃO ---> CONTROLE CONCOMITANTE, porque é durante a execução ---> CONTROLE NO PROCESSO
DIREÇÃO ---> CONTROLE CONCOMITANTE, porque é durante a execução ---> CONTROLE NO PROCESSO
CONTROLE ---> CONTROLE POSTERIOR/POR FEEDBACK, porque é depois da operação ---> CONTROLE NO RESULTADO
GABARITO CERTO
O controle estratégico, decorrente do planejamento estratégico, serve exatamente para fornecer esse "feedback" ao planejamento. Quando
o ambiente muda, ou seja, quando os pressupostos que nortearam a construção do planejamento mudam (com o início de operação de um
concorrente, por exemplo), esse planejamento deve ser mesmo alterado, inclusive com a alteração dos objetivos estratégicos previamente definidos.
Assim, o gabarito é mesmo questão certa.
Rodrigo Rennó
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo