Um homem de 38 anos se apresenta em sua consulta com a segu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1645565 Psiquiatria
Um homem de 38 anos se apresenta em sua consulta com a seguinte história : O paciente apresenta uma vida bastante solitária, dedicando a maior parte do seu tempo para o trabalho como programador de jogos e cuidados de seu pai idoso. Ele se queixa de se sentir sozinho e está ciente que tem dificuldades em se relacionar com outras pessoas. A condição que faria a maior distinção entre seus problemas e uma pessoa com transtorno de personalidade esquizoide é a seguinte:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta. O tema central é a distinção entre características de um transtorno de personalidade esquizoide e outras condições que podem levar a dificuldades de relacionamento interpessoal.

O transtorno de personalidade esquizoide é caracterizado por um padrão de distanciamento social e uma gama restrita de expressões emocionais em contextos interpessoais. Pessoas com este transtorno frequentemente não demonstram desejo por relações sociais e preferem atividades solitárias.

A alternativa correta é a Alternativa A - Desejo de ter relacionamentos interpessoais.

Justificativa: O paciente apresentado deseja ter relacionamentos interpessoais, o que diferencia sua condição de um transtorno de personalidade esquizoide, que é marcado pela ausência de tal desejo. A pessoa com transtorno esquizoide geralmente não sente falta de interação social e não tem interesse em construir laços emocionais.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa B - História familiar de um irmão com esquizofrenia. Esta alternativa não é uma característica distintiva para diferenciar o transtorno de personalidade esquizoide, pois a predisposição genética poderia se aplicar a diversas condições psiquiátricas.

Alternativa C - Ausência de pensamento delirante e alucinações. A ausência de delírios e alucinações não diferencia o transtorno de personalidade esquizoide, pois essas características não são típicas de transtornos de personalidade, mas de transtornos psicóticos, como a esquizofrenia.

Alternativa D - História de uso abusivo de álcool. O uso abusivo de álcool não é uma característica que diferencia o transtorno de personalidade esquizoide de outras condições de personalidade, mas sim um comportamento que pode coexistir com várias condições psiquiátricas.

Alternativa E - Sexo masculino. O sexo do paciente não é um fator distintivo para o transtorno de personalidade esquizoide, pois o transtorno pode ocorrer em qualquer gênero.

Para resolver questões como esta, é importante compreender as características centrais dos transtornos de personalidade e como elas se diferenciam de outros transtornos psiquiátricos. Ao focar nas motivações e desejos internos do paciente, como o desejo por interação social, podemos encontrar a resposta correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo