A Resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) nº 586, de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2765137 Farmácia

A Resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) nº 586, de 29 de agosto de 2013, estabelece a regulamentação da prescrição farmacêutica para o profissional legalmente habilitado e registrado no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição. Tomando por base o art. 5º dessa resolução, que determina que o farmacêutico poderá realizar a prescrição de medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica, analise o caso apresentado a seguir.


“Paciente de 36 anos, sexo masculino, comparece ao serviço de assistência farmacêutica com diagnóstico de abcesso cutâneo por infecção bacteriana. Não apresenta histórico de hipersensibilidade a antibióticos nem distúrbios neuromusculares. No momento, não faz uso de antibióticos ou relaxantes musculares”.


Diante do histórico desse paciente, um farmacêutico, legalmente habilitado e registrado no CRF da localidade onde exerce suas atividades profissionais, resolveu prescrever um antibiótico de uso tópico para o tratamento do abcesso. Com base na legislação vigente e no art. 5º da Resolução nº 586, analise os antibióticos apresentados a seguir e assinale a alternativa em que a prescrição farmacêutica para o caso apresentado está correta.

Alternativas