A psicanálise, de Sigmund Freud, se enquadra entre as teoria...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1335393 Psicologia
A psicanálise, de Sigmund Freud, se enquadra entre as teorias psicológicas que investigam as motivações do comportamento humano. A psicanálise abriu um campo de pesquisa que gerou conceitos importantes para a teoria chamada psicodinâmica do trabalho, surgida na França, na segunda metade do século XX. De acordo com a psicanálise, qual é a hipótese que explica os fenômenos de inseguranças inexplicáveis diante de obstáculos, motivações objetivamente inexplicáveis e desajustamentos aparentemente inexplicáveis?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

A questão aborda a psicanálise, uma teoria psicológica desenvolvida por Sigmund Freud que investiga as motivações do comportamento humano. Para responder a essa questão, é essencial compreender os conceitos fundamentais da psicanálise, especialmente a ideia de que muitos comportamentos e sentimentos humanos são influenciados pelo inconsciente.

A teoria psicanalítica sugere que experiências e conflitos reprimidos no inconsciente podem se manifestar de diversas formas, incluindo inseguranças e desajustamentos comportamentais. Esses fenômenos são vistos como resultado de processos inconscientes que não são facilmente acessíveis pela consciência.

Justificativa da alternativa correta (D): A alternativa correta é a D, pois está em conformidade com a teoria psicanalítica. Segundo Freud, as experiências desagradáveis e traumas vividos, que foram reprimidos e armazenados no inconsciente, continuam a influenciar o comportamento do indivíduo de maneira significativa. Isso explica as inseguranças e desajustamentos aparentemente inexplicáveis, que são, na verdade, resultados de conflitos inconscientes não resolvidos.

Análise das alternativas incorretas:

A - Esta alternativa sugere um problema genético como explicação para os comportamentos inexplicáveis. No entanto, a psicanálise não se baseia em fatores biológicos ou genéticos, mas nos processos inconscientes e nas experiências vividas pelo indivíduo.

B - Propõe que o indivíduo é movido por um desejo de enganar os outros, caracterizando isso como um desvio de personalidade. A psicanálise não vê os sintomas como um ato de perversidade consciente, mas como manifestações de conflitos inconscientes.

C - Foca na falta de reforço para comportamentos criativos no passado, levando a inseguranças. Embora o reforço e a aprendizagem sejam aspectos importantes em outras teorias psicológicas, como a teoria comportamental, essa não é a explicação adotada pela psicanálise.

E - Atribui a insegurança às condições socioeconômicas e falta de acesso ao conhecimento científico sobre ansiedade e angústia. Essa perspectiva se alinha mais a teorias socioculturais e educacionais, não à psicanálise, que enfatiza mais as experiências inconscientes e emocionais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A

É a de que houve um problema na formação do programa genético do organismo, determinando suas formas aparentemente inexplicáveis de se comportar perante um determinado desafio.

B

É a de que o indivíduo é movido por um intenso desejo de enganar os outros, de forma que a manifestação de seus sintomas não passam de uma perversidade que pode ser classificada como desvio de personalidade.

C

É a de que os comportamentos que, no passado, demandaram do indivíduo um alto nível de criatividade não foram suficientemente reforçados e, assim, o sujeito desenvolveu uma forte insegurança diante de obstáculos.

D

É a de que o indivíduo traz uma história de experiências desagradáveis que passaram para o registro do inconsciente, mas que continuam, mesmo esquecidas, a determinar as maneira de ser do “funcionário-problema”.

E

É a de que as condições socioeconômicas às quais o indivíduo esteve exposto determinaram seu nível de insegurança frente aos obstáculos. Essas condições podem ser agravadas se o indivíduo não tem acesso ao conhecimento científico sobre ansiedade e angústia.

D) É a de que o indivíduo traz uma história de experiências desagradáveis que passaram para o registro do inconsciente, mas que continuam, mesmo esquecidas, a determinar as maneiras de ser do “funcionário-problema”.

Explicação:

  • De acordo com a psicanálise, os comportamentos e sentimentos que parecem inexplicáveis podem ser atribuídos a experiências passadas que foram reprimidas para o inconsciente, mas que continuam a influenciar o comportamento do indivíduo.
  • Essas experiências desagradáveis, muitas vezes traumáticas, podem causar inseguranças e desajustamentos que se manifestam de maneira aparentemente inexplicável no presente.
  • Portanto, a hipótese apresentada na opção D está alinhada com os princípios fundamentais da psicanálise de Freud.

Gab D

É a de que o indivíduo traz uma história de experiências desagradáveis que passaram para o registro do inconsciente, mas que continuam, mesmo esquecidas, a determinar as maneira de ser do “funcionário-problema”.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo