Um homem de 30 anos queixa-se de dor na base da coluna e fr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1645569 Psiquiatria
Um homem de 30 anos queixa-se de dor na base da coluna e fraqueza em membros inferiores após trabalho manual intenso. Diz não conseguir trabalhar há vários dias e solicita atestado médico. Ao exame, observa-se que ele sente dor lombar ao toque sem contratura. A força em membros inferiores está diminuída pela ausência de esforço. Seus reflexos são normais. O diagnóstico mais provável para o caso é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a identificação de um transtorno psicológico, considerando os sintomas apresentados pelo paciente. Para resolver a questão, é necessário ter conhecimento sobre os transtornos que envolvem aspectos psicológicos associados a queixas físicas, como transtornos somatoformes e simulação.

Alternativa correta: E - Simulação

A simulação refere-se a um comportamento em que o indivíduo finge ou exagera sintomas físicos ou psicológicos, geralmente com o objetivo de obter algum benefício externo, como evitar trabalho, conseguir medicamentos, ou obter compensação financeira. Na questão, o paciente relata dor e fraqueza, mas os achados do exame não sustentam uma causa física para os sintomas, sugerindo que ele poderia estar buscando um atestado médico para não trabalhar.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Transtorno Factício: Este transtorno também envolve a produção intencional de sintomas, mas a motivação é interna, ou seja, o desejo de assumir o papel de doente. Não há um ganho externo claro, como na simulação. Portanto, não se encaixa no caso descrito, onde há a solicitação de atestado.

B - Hipocondria: Atualmente conhecido como Transtorno de Ansiedade de Doença, caracteriza-se pelo medo excessivo de ter uma doença grave. O paciente realmente acredita que está doente, o que não parece ser o caso aqui, já que a motivação parece ser mais voltada para evitar o trabalho.

C - Transtorno de Somatização: Envolve sintomas físicos recorrentes e variados que não podem ser explicados por uma condição médica, mas que não são produzidos intencionalmente. No caso apresentado, o exame físico sugere uma falta de esforço, indicando uma possível intenção de manipulação.

D - Transtorno Conversivo: Caracteriza-se por sintomas neurológicos que não têm base orgânica, como paralisia ou cegueira, mas que são reais para o paciente. Os sintomas muitas vezes surgem em resposta a estresse emocional. A descrição de ausência de esforço e a busca por um atestado desviam para outra direção.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo