Articulações ou junturas são as uniões funcionais entre os ...
I - Articulações Fibrosas (Sinartroses) ou imóveis. II - Articulações Cartilagíneas (Anfiartroses) ou com movimentos limitados. III - Articulações Sinoviais (Diartroses) ou articulações de movimentos amplos.
Sobre os itens acima, está CORRETO o que se afirma em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D - I, II e III está correta.
Vamos analisar o porquê:
As articulações são junções entre dois ou mais ossos, fundamentais para a mobilidade e estabilidade do esqueleto humano. Elas são classificadas de acordo com sua estrutura e o grau de mobilidade que oferecem. A questão aborda três tipos principais de articulações:
I - Articulações Fibrosas (Sinartroses): São articulações onde os ossos são unidos por tecido fibroso. Essas articulações são imóveis e um exemplo clássico é a união dos ossos do crânio. Portanto, o item I está correto.
II - Articulações Cartilagíneas (Anfiartroses): Nessas articulações, os ossos são unidos por cartilagem, permitindo movimentos limitados. Um exemplo é a articulação entre as vértebras da coluna vertebral. Neste caso, há movimentos limitados, validando o item II como correto.
III - Articulações Sinoviais (Diartroses): Essas articulações possuem uma cavidade sinovial e são as mais móveis do corpo humano. Exemplos incluem o joelho e o ombro, que permitem uma ampla gama de movimentos. Portanto, também está correto afirmar que essas são articulações de movimentos amplos.
Assim, a opção D é a única que considera todas as classificações corretas apresentadas: fibrosas, cartilagíneas e sinoviais, cobrindo a gama de mobilidade das articulações.
Agora, por que as outras alternativas estão incorretas?
- A - I apenas: Incorreta, pois desconsidera as articulações cartilagíneas e sinoviais.
- B - I e II, apenas: Incorreta, pois ignora as articulações sinoviais, que são cruciais para a mobilidade extensa do corpo.
- C - II e III, apenas: Incorreta, pois exclui as articulações fibrosas, que apesar de imóveis, são essenciais para a estrutura óssea.
- E - III apenas: Incorreta, pois ignora as articulações fibrosas e cartilagíneas, também importantes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Articulação fibrosa – Também chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de choque.
A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses. As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula.
- Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise. As articulações cartilaginosas são encontradas nos ossos do quadril e entre as vértebras.
Articulação sinovial – Nessa articulação, também chamada de diartrose ou móvel, observa-se o livre deslizamento entre a superfície de um osso e outro em virtude da presença de um líquido denominado de sinovial. Diferentemente das outras formas de articulação, as peças articuladas unem-se por meio da cápsula articular, onde o líquido está localizado.
Vale salientar que as articulações sinoviais podem ser classificadas de acordo com a capacidade de movimentação que possuem. Se elas se movem em apenas um eixo de rotação, recebem o nome de uniaxiais; se possuem dois eixos, são chamadas de biaxiais; e se possuem três eixos, recebem o nome de poliaxiais.
As articulações sinoviais movem-se de várias maneiras. Entre os movimentos realizados por esse tipo de articulação, podemos citar a flexão, extensão, abdução, adução, rotação, pronação, inversão, refração, elevação e depressão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo