A gestão da qualidade, sobretudo na esfera pública, precisa...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - Folha de verificação
A gestão da qualidade na esfera pública requer a disseminação dessa filosofia e cultura organizacional, sendo fundamental a utilização de diversos instrumentos de análise de dados para garantir a eficácia dos processos. Um dos principais focos é identificar desvios frequentes e erros globais, facilitando a coleta de informações relevantes.
Folha de verificação (ou checklist) é a ferramenta mencionada na questão, que se caracteriza pela coleta e análise de dados com base em perguntas como onde, o que, quem e como. Isso permite um monitoramento sistemático e organizado, proporcionando informações essenciais sobre as causas mais frequentes de problemas e facilitando a identificação de padrões.
Esse instrumento é amplamente utilizado devido à sua praticidade, ajudando a documentar a ocorrência de eventos específicos, monitorar a frequência de falhas e entender a distribuição de problemas ao longo do tempo.
Matriz de confluência, Histograma, Lista de correlação e Lista de associação são também instrumentos de análise de dados, porém, eles se utilizam de metodologias e objetivos diferentes. Por exemplo, um histograma é usado para representar a distribuição de frequências de um conjunto de dados, enquanto a folha de verificação se concentra na coleta de dados específicos e pontuais.
Portanto, a alternativa que melhor se encaixa na descrição fornecida pela questão é a Folha de verificação, pois ela se adequa aos critérios de monitoramento de frequências e coleta de dados mencionados.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
FERRAMENTAS DA GESTÃO DE QUALIDADE
1.FLUXOGRAMA: representação gráfica das etapas do projeto e a sua sequência.
- Ao ter uma visão clara sobre todas as etapas, é possível reavaliar todo o processo ou mudá-lo completamente, se for o caso. Evita que ocorra desvios e erros na execução do processo.
2.DIAGRAMA DE ISHIKAWA: identifica o que pode estar ocasionando um problema (causa) e qual o seu resultado (efeito)
- As causas dos problemas são divididas em 6Ms (método, matéria-prima, mão de obra, máquina, medida e meio ambiente)
3.FOLHAS DE VERIFICAÇÃO: tabelas ou planilhas que visam coletar informações com dados sólidos, ou seja, registro de ocorrências de acordo com uma classificação, medida, local ou tipo de evento previamente definido
- Fácil interpretação visual. Facilita a padronização da coleta de dados, evita retrabalhos e otimiza tempo da equipe que busca dados mais concretos.
4.PDCA: Ferramenta da qualidade mais conhecida, porque se adapta a qualquer situação. Ela estrutura a gestão de projetos com base em 4 pilares básicos: Planejar (plan); Executar (do); Verificar (check); Agir (act).
5.DIAGRAMA DE PARETO: gráfico composto de barras ordenadas de maneira decrescente percorrido por uma linha que marca a porcentagem acumulada de cada torre de acordo com o princípio de Pareto (20% das causas são responsáveis por 80% dos problemas).
- Identificando os dados mais significativos para certo resultado, você tem uma resposta imediata sobre o que deve priorizar.
6.ANÁLISE SWOT: Forças e Fraquezas (interno) Oportunidades e Ameaças (externo)
7.CARTAS ou GRÁFICOS DE CONTROLE: é um gráfico para monitorar como uma métrica se comporta ao longo do tempo, evidenciando alterações a partir de um valor esperado. Logo, a função dessa ferramenta é mandar um sinal quando alguma coisa se modifica.
8.DIAGRAMA DE DISPERSÃO: ferramenta gráfica que exibe a relação entre duas variáveis, a fim de identificar correlações entre ambas, como causa e efeito. Por exemplo: se o valor de X aumenta, o de Y também aumenta? Se o valor de X é tal, qual o valor provável de Y?
9.MATRIZ DE CONFLUÊNCIA: ferramenta visual usada em projetos para simplificar o entendimento das informações. Isso é feito através da classificação para classificar as informações em três tipos: Certezas; Suposições; Dúvidas. Ao fazer a categorização, é mais fácil entender qual o grau de certezas tem o projeto, quais são as melhores suposições e que dúvidas podem.
10.HISTOGRAMA: Apresenta graficamente a frequência relativa de uma mesma variável, de modo a exibir seu padrão de distribuição ou incidência em faixas previamente estabelecidas. O objetivo é identificar oportunidades de melhoria, em um nível de detalhe mais profundo, para melhorar essa distribuição.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo