(Coll, 2004) Sobre a adolescência, podemos afirmar:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2018 - IF-SP - Psicólogo |
Q920668 Psicologia
(Coll, 2004) Sobre a adolescência, podemos afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa C.

Comentário sobre a alternativa correta:

A alternativa C está correta ao afirmar que, segundo Robert Havighurst, o adolescente precisa confrontar tarefas evolutivas como a aceitação do próprio corpo, a consolidação do papel de gênero, o estabelecimento de relações mais maduras com os companheiros de ambos os sexos e a independência emocional dos pais. Esses são realmente alguns dos desafios que Havighurst considera fundamentais para o desenvolvimento saudável durante a adolescência. Essa perspectiva é importante para entender as diversas mudanças físicas, emocionais e sociais que ocorrem nessa fase da vida.

Comentário sobre as alternativas incorretas:

Alternativa A: Para Freud, o período de latência ocorre entre aproximadamente 6 anos e o início da puberdade, não durante a adolescência. A adolescência, para Freud, coincide com o início da fase genital, que é marcada pelo ressurgimento dos impulsos sexuais após a puberdade. Portanto, a alternativa está incorreta na definição dos estágios.

Alternativa B: Erik Erikson realmente utilizou o termo "moratória social" para descrever a adolescência, um período onde o indivíduo experimenta diferentes papéis e identidades antes de se comprometer com um. No entanto, a justificativa de que isso ocorre por ser uma época com status tão específico como o da infância é uma simplificação inadequada. Erikson enfatizava a crise de identidade e a exploração de possibilidades, aspectos que não são considerados na alternativa, tornando-a incorreta.

Alternativa D: Segundo Piaget, a capacidade de combinar todos os elementos de um problema para determinar suas possíveis relações causais, referida como pensamento formal-operatório, é adquirida na adolescência. Contudo, o estágio operatório concreto, mencionado na alternativa, é anterior e não inclui essa habilidade complexa. Assim, a alternativa está incorreta ao associar essa capacidade ao estágio operatório concreto em vez do estágio operatório formal.

Espero que essas explicações tenham ajudado a compreender melhor o tema. Se tiver mais dúvidas, estarei à disposição para esclarecer!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C) Robert Havighurst considera que o adolescente precisa confrontar tarefas evolutivas como a aceitação do próprio corpo, a consolidação do papel de gênero, o estabelecimento de relações mais maduras com os companheiros de ambos os sexos e a independência emocional dos pais

Segundo Piaget, é na adolescência que o sujeito alcança a capacidade de combinar todos os elementos do problema, de todas as maneiras possíveis, para determinar suas possíveis relações causais. A aquisição dessa habilidade cognitiva acontece quando o sujeito atinge o estágio operatório ABSTRATO

Essa foi por pura exclusão

comentário sobre a (B)

Um aspecto interessante da teo­ria de Erikson é o conceito da adolescência como moratória psicossocial, ou melhor, como um período intermediário admitido socialmente, durante o qual o indivíduo pode encontrar uma posição na sociedade por meio da livre experimentação de funções. Depois de ter chegado ao autoconhecimento nos aspectos físicos, cognitivo, interpessoal, social e sexual, os adolescentes começam a refletir sobre os tipos de compromissos que gostariam de assumir, o que seria o estado da identidade em fase de moratória.

fonte: https://www.revistaeducacao.com.br/erik-erikson-e-construcao-da-identidade/

Letra C!

Para Havighurst a adolescência vai dos doze aos dezoito anos e compreende as seguintes tarefas evolutivas:

1- Aceitação do próprio físico e do papel masculino ou feminino.

2- Novas relações com os companheiros de idade de ambos os sexos.

3- Independência emocional dos pais e outros adultos.

4- Obtenção da independência econômica.

5- Escolha de uma ocupação e preparo para a mesma.

6- Desenvolvimento de habilidades intelectuais e de conceitos necessários para a competência como cidadão.

7- Desejo e obtenção de comportamento socialmente responsável.

8- Preparação para o casamento e para a vida de família.

9- Formação consciente de uma escala de valores, em harmonia com a visão científica do mundo.

Fonte: MACÊDO, Edna Lucia do Nascimento. Projeto de vida do adolescente institucionalizado o caso: a Fazenda do Menor. 2006. 216 f. Dissertação (Mestrado em Saúde coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2006. <http://tede2.uefs.br:8080/bitstream/tede/52/1/Edna%20Lucia%20Macedo%20-%20Dissertacao.pdf>

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo