(OMS, 2013) Uma família mostra um relatório neuropsicológic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2018 - IF-SP - Psicólogo |
Q920670 Psicologia
(OMS, 2013) Uma família mostra um relatório neuropsicológico com a seguinte orientação à escola:
O aluno apresenta diagnóstico de transtorno hipercinético (F90 – CID-10). Sugere-se a adaptação das atividades educativas às necessidades específicas do aluno.
É esperado que o aluno apresente características como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa B é a correta.

Transtorno Hipercinético, como mencionado no enunciado, é uma condição que se refere principalmente ao que atualmente conhecemos como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A CID-10 classifica-o sob o código F90. Esse transtorno é caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.

A alternativa B descreve precisamente algumas das características do TDAH: a falta de perseverança em tarefas que exigem esforço cognitivo e a tendência a mudar de uma atividade para outra sem concluir nenhuma delas. Essas são manifestações típicas de um funcionamento desorganizado comum em pessoas com TDAH.

Vamos agora analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: Fala de diminuição da capacidade de concentração associada à fadiga importante após esforço mínimo. Isso descreve mais um quadro relacionado à fadiga crônica ou depressão, e não ao transtorno hipercinético, onde a hiperatividade e a impulsividade são mais marcantes do que a fadiga.

Alternativa C: Refere-se a comportamento provocador, desobediente ou perturbador, que podem estar presentes em algumas crianças com TDAH, mas sem a ênfase correta nos aspectos de atenção e hiperatividade que são o foco principal do transtorno hipercinético. Além disso, esses comportamentos são mais associados a transtornos de conduta.

Alternativa D: Descreve sintomas como nervosismo persistente, tremores e palpitações, que são mais indicativos de transtornos de ansiedade, e não diretamente relacionados ao transtorno hipercinético.

Portanto, a análise correta dos sintomas associados ao transtorno hipercinético ou TDAH, conforme descrito na alternativa B, faz dela a resposta correta para a questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito B) Falta de perseverança nas atividades que exigem um envolvimento cognitivo e uma tendência a passar de uma atividade a outra sem acabar nenhuma, ambas associadas a uma atividade global desorganizada.

Transtorno Hipercinético e TDHA tudo a mesma coisa... ;)

F90 Transtornos hipercinéticos

Grupo de transtornos caracterizados por início precoce (habitualmente durante os cinco primeiros anos de vida), falta de perseverança nas atividades que exigem um envolvimento cognitivo, e uma tendência a passar de uma atividade a outra sem acabar nenhuma, associadas a uma atividade global desorganizada, incoordenada e excessiva. Os transtornos podem se acompanhar de outras anomalias. As crianças hipercinéticas são freqüentemente imprudentes e impulsivas, sujeitas a acidentes e incorrem em problemas disciplinares mais por infrações não premeditadas de regras que por desafio deliberado. Suas relações com os adultos são freqüentemente marcadas por uma ausência de inibição social, com falta de cautela e reserva normais. São impopulares com as outras crianças e podem se tornar isoladas socialmente. Estes transtornos se acompanham freqüentemente de um déficit cognitivo e de um retardo específico do desenvolvimento da motricidade e da linguagem. As complicações secundárias incluem um comportamento dissocial e uma perda de auto-estima.

Exclui:

esquizofrenia ()

transtornos (da) (do):

·    ansiosos ()

·    globais do desenvolvimento ()

·    humor [afetivos] ()

F90.0 Distúrbios da atividade e da atenção

Síndrome de déficit da atenção com hiperatividade

Transtorno de déficit da atenção com hiperatividade

Transtorno de hiperatividade e déficit da atenção

Exclui:

transtorno hipercinético associado a transtorno de conduta ()

F90.1 Transtorno hipercinético de conduta

Transtorno hipercinético associado a transtorno de conduta

F90.8 Outros transtornos hipercinéticos

F90.9 Transtorno hipercinético não especificado

Reação hipercinética da infância ou da adolescência SOE

Síndrome hipercinética SOE

Fonte: CID-10 - http://www.datasus.gov.br/cid10/V2008/cid10.htm

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo