(PALACIOS, 2004) Os problemas afetivos e de conduta são mui...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B
Vamos começar explicando por que a alternativa B está correta. Segundo o autor Palacios (2004), em situações de conflitos, o agressor pode realmente obter reforços perversos que levem a consolidar e generalizar seu padrão de agressor. Isso significa que comportamentos agressivos podem ser reforçados por resultados percebidos como positivos pelo agressor, como atenção, controle da situação ou domínio sobre os outros. Esse reforço pode consolidar o comportamento agressivo, tornando-o mais frequente e generalizado em diferentes contextos.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: Os problemas emocionais não se revelam exclusivamente em sintomas estereotipados como agressão, mentira, roubo e vandalismo. Esses comportamentos são mais característicos de problemas de conduta do que de problemas emocionais. Os problemas emocionais podem se manifestar de várias maneiras, incluindo ansiedade, depressão, medo, entre outros.
Alternativa C: Essa alternativa está incorreta, pois os alunos com dificuldades de aprendizagem têm uma maior probabilidade de apresentarem problemas emocionais, falta de habilidades sociais e problemas de conduta. As dificuldades de aprendizagem podem levar a frustrações e sentimentos de inadequação, que são fatores de risco para problemas emocionais e comportamentais.
Alternativa D: Essa alternativa confunde problemas de conduta com problemas emocionais. Os problemas de conduta geralmente se manifestam em comportamentos disruptivos, como agressividade e desafio à autoridade, enquanto os problemas emocionais costumam se manifestar em forma de ansiedade, angústia, choro, tristeza, retraimento social e dificuldades de concentração.
Para resolver questões como essa: É fundamental entender a diferença entre problemas emocionais e problemas de conduta, bem como os fatores que podem influenciar esses problemas. Problemas de conduta são mais relacionados a comportamentos disruptivos e antissociais, enquanto problemas emocionais estão ligados a estados emocionais internos, como ansiedade e depressão.
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer a questão e a entender melhor o tema abordado. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito B) Em situações de conflitos, o agressor pode obter reforços perversos que levem a consolidar e generalizar seu padrão de agressor.
Comportamentos antissociais são caracterizados por desrespeito aos direitos alheios ou violações de normas morais ou legais (HENRIQUES, 2014), caracterizando comportamentos vinculados a um espectro externalizante, figurando gradativamente da seguinte forma: desinibição, retraimento e afetividade negativa, respectivamente na 5ª edição do DSM. Estes são denominados Transtornos Disruptivos e englobam Problemas de Conduta (PDC), dividindo-se em Transtorno de Conduta e o Transtorno de Oposição Desafiante (Association American Psychiatric, 2013).
Os PDC são problemas de autocontrole de emoções e de comportamento em indivíduos com desenvolvimento típico, que se manifestam em ações que violam direitos dos outros e/ou colocam o indivíduo em conflito significativo com normas sociais ou figuras de autoridade e tendem a ser mais comuns no sexo masculino e na adolescência (American Psychiatric Association, 2013).
A exposição a ambientes desfavoráveis, bem como a carência de desfechos favoráveis no decorrer da infância, aumentam as probabilidades do desenvolvimento de PDC na adolescência (Cruzeiro, 2013).
No que tange o Transtorno de Oposição Desafiante, existe certa uniformidade na distribuição de comportamentos e emoções: questionamento e desafio, raiva e irritação, respectivamente, além de índole vingativa e geralmente surgem durante os anos de pré-escola - raramente após o início da adolescência. Nota-se que sobre crianças com Transtorno de Oposição Desafiante incide maior risco no desenvolvimento de Transtorno de Conduta, além de transtornos de ansiedade e depressão (American Psychiatric Association, 2013).
Enquadram-se no critério diagnóstico de Transtorno de Conduta os indivíduos que apresentam comportamentos frequentes de agressão física a outras pessoas, conflito e oposição com adultos e figuras de autoridade, relacionamento conturbado com pares, traços insensíveis e desprovido de emoções, que buscam emoções fortes, violação de propriedades e de status, além de possuírem características como audácia e insensibilidade a punições, inteligência abaixo da média e violações graves às normas, com risco aumentado para comportamentos criminais e uso de substâncias (American Psychiatric Association, 2013; BONGERS, KOOT, VAN DER ENDE e VERHULST, 2004; MURRAY, ANSELMI, GALLO, FLEITLICH-BILYK e BORDIN, 2013).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo