Os resumos podem ser divididos em dois grupos: os que aprese...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q221428 Biblioteconomia
Os resumos podem ser divididos em dois grupos: os que apresentam um julgamento sobre o documento original e os que não apresentam julgamento. Os resumos do primeiro grupo apoiam-se na análise, como é o caso do resumo crítico e da resenha, enquanto os do segundo grupo focam na compreensão, caso dos resumos informativo e indicativo.

A afirmativa acima está
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C. Vamos entender por quê.

Os resumos são fundamentais na área de Biblioteconomia, pois permitem que o leitor tenha uma visão geral e rápida sobre o conteúdo de um documento. Eles podem ser divididos em dois grupos principais: os que apresentam julgamento sobre o documento original e os que não apresentam julgamento.

Resumos Críticos e Resenhas: Fazem parte do primeiro grupo e incluem análises subjetivas, comentários pessoais ou avaliações sobre o documento original. Este tipo de resumo é mais comum em ambientes acadêmicos, onde a crítica e a opinião fundamentada são valorizadas.

Resumos Informativos e Indicativos: Fazem parte do segundo grupo e são mais objetivos. O principal objetivo aqui é a compreensão e não o julgamento, ou seja, apresentam as informações principais do documento sem incluir opiniões do autor do resumo.

Agora, vamos analisar as alternativas:

  • A - Incorreta. Sinopses e sumários são formas de resumo, mas a recensão e o comentário, que estão mencionados no segundo grupo, geralmente têm caráter opinativo.
  • B - Incorreta. Embora seja verdade que os resumos do primeiro grupo são usados em trabalhos acadêmicos, os do segundo grupo podem também servir para indicar a importância de uma obra, mas a alternativa não está totalmente precisa ao afirmar categoricamente essa distinção.
  • C - Correta. Esta alternativa captura corretamente a essência de como os resumos são divididos entre representar o conteúdo original, mas diferindo em função, tipos e características.
  • D - Incorreta. Os resumos informativo e indicativo não fazem parte do grupo que inclui julgamento. A descrição está trocada.
  • E - Incorreta. Afirma que resumos não devem conter julgamento, o que está incorreto para resumos críticos e resenhas, que podem incluir análises e julgamentos.

Entender a diferença entre essas categorias de resumos é crucial para a prática biblioteconômica e para a preparação de concursos que demandam esse tipo de conhecimento.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo