A segunda edição da pesquisa “Racismo e Violência cont...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3059392 Geografia
      A segunda edição da pesquisa “Racismo e Violência contra Quilombos no Brasil” identifica 32 assassinatos registrados nos quilombos entre 2018 e 2022 e evidencia o agravamento das desigualdades e violências historicamente praticadas contra as comunidades quilombolas. Os casos de feminicídio, nove do total apresentado, por exemplo, foram registrados em quilombos que estavam em diferentes fases do processo de titulação, inclusive em quilombos titulados.
Racismo e Violência contra Quilombos no Brasil: 2018-2022. Disponível em: https://terradedireitos.org.br/racismoeviolencia/uploads/Ficha%20web%20Racismo %20e%20Viol%C3%AAncia%20-%20Portugu%C3%AAs.pdf. Acesso em 14 jul. 2024. Adaptado.

Que medidas podem ser apontadas para combater o racismo e a violência contra mulheres quilombolas no Brasil? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

O tema central da questão é o combate ao racismo e à violência contra mulheres quilombolas no Brasil. Para resolver esta questão, é necessário ter conhecimento sobre a realidade das comunidades quilombolas, as políticas públicas existentes e as estratégias eficazes para enfrentar as desigualdades e violência que historicamente afetam essas comunidades.

Alternativa Correta: D - Acesso a políticas públicas de saúde, educação, cultura e geração de renda e efetivação de políticas públicas de enfrentamento à violência contra mulheres.

Justificativa para a Alternativa Correta:

A alternativa D é a correta porque apresenta uma abordagem abrangente e integrada no enfrentamento das desigualdades vividas pelas mulheres quilombolas. Ela propõe a efetivação de políticas públicas de saúde, educação, cultura e geração de renda, além de enfrentar diretamente a violência contra mulheres. Ao abordar diferentes aspectos das necessidades das comunidades, esta alternativa reconhece a importância de uma estratégia múltipla para a inclusão e proteção dos direitos das mulheres quilombolas.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - A proposta de proteção integral e criação de políticas regionalizadas pelo poder judiciário é limitada, pois depende exclusivamente do poder judiciário, não abrangendo outras áreas vitais como a educação e saúde.

B - Embora a efetivação de políticas públicas de enfrentamento à violência seja importante, a intervenção governamental nos quilombos pode ser vista como uma abordagem invasiva se não for realizada em colaboração com as comunidades e sem considerar suas necessidades específicas.

C - A criação de uma Política Nacional de Combate ao Racismo Institucional no Incra é relevante, mas a alternativa se restringe apenas a uma atuação institucional sem citar a implementação de programas diretos que beneficiem as mulheres quilombolas em sua vida cotidiana.

E - A sugestão de que os próprios quilombolas façam investigação e denúncias coloca uma responsabilidade excessiva nas comunidades, sem garantir apoio adequado ou medidas preventivas do poder público.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A verdadeira implementação das terras quilombolas e de reforma agrária para os camponeses. Detém uma implemetação integral dos processos de manutenção dessas populações. Como programas de educação e efetivação de geração de renda com os recursos que terra oferece. São alguns passos que colocam essa prática, de uma mudança de pensamento para com esse problema da sociedade brasileira. Letra D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo