Buscando possibilitar comparações de custo/m2 , a NBR 1272...
Buscando possibilitar comparações de custo/m2 , a NBR 12721/1999 define área equivalente de construção como sendo a área estimada, fictícia, que, ao custo unitário básico, tenha o mesmo valor, em reais, que o efetivamente estimado para a área real correspondente, descoberta ou coberta de padrão diferente. A esse respeito, analise as proposições abaixo.
1) A área equivalente de construção é avaliada pelo quociente entre o custo real orçado (R$) ou estimado e custo unitário básico (R$/m2 ).
2) No cálculo do valor do custo unitário básico são consideradas as despesas relativas a fundações especiais, elevadores, instalações e equipamentos diversos, obras complementares, impostos e taxas e honorários profissionais em geral.
3) Na ausência de elementos para o cálculo da área equivalente, as dimensões das áreas equivalentes de construção não podem ser inferiores a 25% das correspondentes áreas reais descobertas e 60% das correspondentes áreas reais cobertas.
4) Os custos unitários básicos são determinados pelos Sindicatos Estaduais da Construção Civil em função do projeto-padrão considerado.
Estão corretas, apenas: