O SCR é um componente utilizado em eletrônica de potência pa...
I. A sobretensão entre anodo e cátodo do SCR é um tipo de disparo muito utilizado em circuitos de chaveamento ONOFF. II. O sobreaquecimento pode causar um disparo indesejável no SCR, sendo necessário controlar a temperatura na operação. III. O SCR, para alguns tipos, pode ter a incidência de luz como elemento de disparo.
É correto somente o que se apresenta em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O erro do item I é dizer que o disparo por sobretensão é muito utilizado. Ele até utilizado com maneira de se pôr o SCR para conduzir, mas isso é em raras vezes.
Gabarito letra e)
Em tese, o item I está errado -- penso eu -- por este efeito ser indesejável (disparar o SCR com tensão Vak acima de um limite), logo é menos utilizado.
O método I é utilizado conforme esse material:
Disparo por sobretensão Quando o SCR está polarizado diretamente e sem corrente no gatilho, a junção J2 está reversamente polarizada. Portanto, a corrente do SCR é muito pequena, formada apenas pelos portadores minoritários. Com o aumento de VAK , esses portadores são acelerados na junção J2 , podendo atingir uma energia tão grande que provoque o fenômeno de avalanche. Esse fenômeno faz com que muitos elétrons choquem-se e saiam das órbitas dos átomos da rede. Estando disponíveis para condução, esses elétrons permitem que a corrente de anodo cresça. Esse processo de disparo, nem sempre destrutivo, raramente é utilizado na prática. Para o gatilho aberto (IG = 0), a tensão na qual o SCR passa ao estado de condução, é chamado tensão de breakover (VBO ).
Só explicando o que o Thiago falou.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo