Considerando que, no circuito precedente, todos os elementos...
Considerando que, no circuito precedente, todos os elementos sejam ideais, o nó b seja o nó de referência, com tensão igual a zero, e VF e R sejam constantes, julgue os itens a seguir.
Para se calcular a resistência de Thévenin vista a partir
dos nós a e b, é necessário substituir a fonte VF por um
curto-circuito.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Essa questão deixa claro que a Cespe não conhece o Teorema de Thévenin.
A questão considera o equivalente de Thévenin do subcircuito à direita dos terminais a e b indicados. Assim, a fonte Vf não será considerada nos cálculos (estará "em aberto").
A fonte Vf não faz parte do circuito a ser substituída pelo equivalente de Thévenin. Sendo assim ela não é considerada no cálculo.
Provavelmente a questão considera o circuito de a-b para a direita, ou seja, toda a porção com apenas resistores. Logo, não haveria a necessidade de curto-circuitar a fonte, apenas calcular a resistência equivalente.
Questão polêmica! O CEBRASPE considerou a assertiva como errada. A assertiva considera a resistência de Thévenin vista a partir dos nós a e b, com "a partir dos nós a e b" o avaliador quis que o candidato determinasse a resistência de Thévenin considerando apenas a porção à direita dos nós, desprezando a fonte de tensão, obtendo assim Rth = R. Ao fazer o que a assertiva sugere, curto-circuitando a fonte de tensão, o valor da resistência de Thévenin seria nulo.
Vale observar que a aplicação do teorema de Thévenin nos nós a e b (e não a partir dos nós a e b) teria como resultado Vth = Vf e Rth = 0, pois uma carga instalada nos terminais a e b estaria diretamente ligada à fonte de tensão.
Achei que foi muita sacanagem da banca!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo