Segundo relatório apresentado pelo Serviço Geológico d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3059407 Geografia
      Segundo relatório apresentado pelo Serviço Geológico do Brasil, em 2015, o município de São Lourenço da Mata já possuía quinze áreas consideradas de alto e muito alto risco para deslizamentos ou enchentes, tendo em vista a implantação de residências em áreas urbanas não edificante. A evolução dos riscos é natural. É necessário monitorar e manter um trabalho constante para a minimização dos efeitos, na ocorrência de Desastres Naturais.
Ação Emergencial para Delimitação de Áreas em Alto e Muito Alto Risco a Inundações e Movimentos de Massa - São Lourenço da Mata – PE, 2015. Disponível em: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/20040.2. Acesso em: 17 jul.2024.

Quais as causas da implantação de residências em áreas urbanas não edificantes? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C

O tema central da questão está relacionado aos Desastres Naturais, especificamente focando na ocupação desordenada em áreas urbanas não edificáveis, que são propensas a deslizamentos e inundações. Para resolver a questão, devemos ter noção sobre urbanização, geomorfologia e as consequências da ocupação inadequada do solo.

Justificativa da Alternativa C: A alternativa C está correta porque destaca que as ocupações espontâneas e desordenadas ocorrem frequentemente em áreas inadequadas, como morros, através de invasões ou ocupações consentidas. Essa ocupação desordenada leva à formação de lotes sem a infraestrutura adequada, aumentando o risco de deslizamentos devido à falta de compactação do solo.

Análise das Alternativas Incorretas:

A: A alternativa A menciona características do relevo e rede hidrográfica que podem influenciar a ocupação, mas não aborda diretamente as causas da implantação de residências em áreas de risco.

B: A alternativa B fala sobre as características históricas e geográficas das várzeas, mas se concentra em inundações e não diretamente na ocupação desordenada de áreas não edificantes.

D: A alternativa D descreve as áreas não edificantes como vulneráveis, mas não explica como essa vulnerabilidade causa a ocupação humana, além de sugerir um tratamento específico que não é mencionado no texto de apoio.

E: A alternativa E traz uma perspectiva histórica da exploração agrícola e de recursos naturais, mas não está diretamente relacionada à ocupação urbana atual em áreas de risco.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As ocupações espontâneas, consideradas causas da expansão urbana, nos morros se dão geralmente a partir de invasões e de ocupações consentidas da terra. Esse tipo de ocupação ocorre de forma desordenada, já que os lotes são obtidos através de cortes para a criação do terreno plano, e sem a compactação necessária exigida. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo