O professor estava ciente de que a seleção dos conteúdos esc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1233459 História
O professor estava ciente de que a seleção dos conteúdos escolares sofre a influência das tendências historiográficas, que se refletem nos livros e em outros materiais didáticos. Preparando suas aulas sobre o Egito Antigo, o professor leu o seguinte trecho em um livro didático.      Os egípcios tinham grande preocupação com a higiene e um extremo cuidado com a aparência, especialmente as mulheres. Entre a nobreza era comum o uso de jóias, tanto por homens como por mulheres. Em todas as camadas sociais as mulheres eram responsáveis pela fabricação de perfumes e produtos para maquiagem, assim como pela fabricação de tecidos de linho, confeccionados com o uso do tear. As egípcias foram pioneiras na produção e no uso de cosméticos: as jovens usavam tintas e pincéis para pintar o rosto.  (PAULA, Andréa; FERRARESI, Carla M.; OLIVEIRA, Conceição de. História em projetos, 5ª série. São Paulo: Ática, 2008.  p. 49.)      Refletindo sobre esse fragmento textual, o professor concluiu que a temática nele explorada era uma influência 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Ao analisar o conteúdo apresentado no livro didático sobre a preocupação dos egípcios com a higiene e o cuidado com a aparência, especialmente entre as mulheres, que incluía o uso de jóias, a produção de perfumes, maquiagem e tecidos de linho, o professor identificou uma representação histórica que se enquadra dentro do contexto da "história cultural".

Essa abordagem da história cultural se destaca por sua atenção às diversas expressões e manifestações culturais de uma sociedade. Ela vai além dos eventos históricos principais e das grandes personalidades, explorando elementos do cotidiano, das práticas sociais, e dos objetos que compõem a vivência das pessoas em seu contexto histórico.

O foco desse campo historiográfico não está nas estruturas econômicas ou antagonismos de classe, como proposto pelo paradigma marxista, nem na individualidade irreproduzível dos atos humanos característica da história narrativa da “escola metódica”, nem tampouco na busca por um passado factual em detalhes, que é uma preocupação da história positivista. Portanto, a temática explorada no trecho do livro didático reflete a expansão dos objetos de estudo da história, proporcionada pela história cultural, que engloba temáticas próximas da sociologia e antropologia, reconhecendo a importância de todos os atores sociais.

Com base nessa compreensão, o professor concluiu que a alternativa correta é a letra D, que se refere à "história cultural", pois esta é a abordagem que melhor explica a ênfase dada aos aspectos da vida cotidiana e cultural do Egito Antigo, conforme retratado no texto.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

D - da chamada “história cultural”, que multiplicou os objetos de investigação dos historiadores, surgindo uma variedade de temas próximos da sociologia e da antropologia. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo