Recife, desde 2017, encabeça o ranking de cidades inte...
ARAÚJO, Douglas da Silva; GUIMARÃES, Patrícia Borba Vilar; COSTA, Ademir Araújo da. A implantação de cidades inteligentes no Nordeste brasileiro: um breve diagnóstico. Revista de Direito da Cidade, v. 12, n. 2, p. 1084–1104, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/39957. Acesso em: 18 jul. 2024.
Como Recife está se tornando uma smart city?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a transformação de Recife em uma cidade inteligente, conhecida como "smart city". Para entender essa questão, é importante saber o que caracteriza uma cidade inteligente: o uso de tecnologia para melhorar a infraestrutura, a sustentabilidade, a economia e a qualidade de vida dos cidadãos, promovendo uma governança participativa e uma gestão eficaz dos recursos.
A alternativa correta é a B: "Pelo investimento em capital humano e social e a infraestrutura de comunicação (TIC), proporcionando crescimento econômico e qualidade de vida, através de uma gestão racional dos recursos naturais, e uma governança participativa." Esta resposta aborda de maneira abrangente como Recife está se tornando uma cidade inteligente, ao destacar a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o investimento em capital humano e social, e a governança participativa.
A seguir, explicamos por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: Foca em aspectos importantes como a conscientização ecológica e equidade socioespacial, mas não menciona claramente o papel das TICs e da governança participativa no processo de transformação em smart city, que são elementos fundamentais.
Alternativa C: Embora destaque o uso das TICs para democratizar o acesso à internet, falta um enfoque mais amplo sobre como isso se conecta ao crescimento econômico e à qualidade de vida, além da governança participativa.
Alternativa D: Enfatiza os benefícios tecnológicos e a desburocratização, mas não aborda o investimento em capital humano e social, nem a gestão dos recursos naturais, que são cruciais para uma cidade inteligente.
Alternativa E: Discute a gestão urbana e uso das TICs, mas não menciona diretamente o investimento em capital humano/social ou a governança participativa, que são especificamente citados na alternativa correta.
Ao abordar questões de urbanização e cidades inteligentes, preste sempre atenção aos elementos de tecnologia, inovação, governança e qualidade de vida, que são centrais para o conceito de smart cities.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pelo investimento em capital humano e social e a infraestrutura de comunicação (TIC), proporcionando crescimento econômico e qualidade de vida, através de uma gestão racional dos recursos naturais, e uma governança participativa.
Algumas características das smart cities são:
- Uso de práticas sustentáveis, como a construção com materiais recicláveis e o descarte adequado de resíduos
- Iluminação pública automatizada
- Tecnologia para gerir o transporte público
- Conexão entre cidadãos e serviços essenciais
- Wi-Fi público
- Integração de sistemas de controle e monitoramento
- Modernização do transporte público
- Agilidade nos serviços de emergência
Algumas cidades que se destacam como smart cities são Londres, Paris, Curitiba, Florianópolis e São Paulo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo