A Administração Pública tem muitos dos preceitos da Adminis...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá! Vamos discutir a questão e entender a alternativa correta, que é a alternativa A - A valorização das pessoas enquanto indivíduos.
A Administração Burocrática de Max Weber é uma abordagem estruturada que enfatiza a formalidade, a hierarquia e a impessoalidade nas organizações. A abordagem de Weber é parte da Abordagem Estruturalista da Administração, que foca em como as organizações são estruturadas e como isso influencia seu funcionamento e eficiência.
Os principais fundamentos da Administração Burocrática de Max Weber incluem:
- Hierarquia Rígida: A estrutura organizacional é hierárquica, com níveis claros de autoridade e responsabilidade.
- Regras e Procedimentos Formais: As operações são regidas por regras e procedimentos detalhados que devem ser seguidos por todos os funcionários.
- Impessoalidade: As decisões e interações dentro da organização são baseadas em regras e não em relações pessoais.
- Divisão do Trabalho: As tarefas são divididas de forma que cada funcionário tenha um conjunto específico de responsabilidades.
- Caráter Técnico: A seleção e promoção dos funcionários são baseadas em qualificação técnica.
Agora, avaliando as alternativas:
B - A posição do funcionário nesse modelo organizacional: Esta alternativa refere-se à hierarquia e à posição fixa dos funcionários dentro da estrutura burocrática, o que é um fundamento da Administração Burocrática.
C - As premissas e os fenômenos concomitantes à burocratização: Esta alternativa está correta, pois aborda os efeitos e premissas do modelo burocrático de Weber.
D - A natureza permanente do aparato burocrático: Este ponto refere-se à permanência e estabilidade das estruturas burocráticas ao longo do tempo, o que é um elemento fundamental da teoria de Weber.
E - A posição de poder da burocracia: Esta alternativa trata da autoridade e poder que a burocracia detém dentro das organizações, um aspecto central da Administração Burocrática.
A - A valorização das pessoas enquanto indivíduos: A Administração Burocrática de Max Weber não enfatiza a valorização dos indivíduos enquanto pessoas, mas sim a impessoalidade e o desempenho baseado em funções e regras. Por isso, a alternativa correta é A.
Espero que esta explicação tenha ajudado a clarear o tema! Se tiver mais dúvidas, estou aqui para ajudar.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A: O tema burocracia e seus desdobramentos, invariavelmente, nos levam até Max Weber. Weber considerava a burocracia como “um sistema social burocraticamente organizado”, como “um tipo de poder ou de dominação”, da mesma forma que considerava o poder carismático, o patriarcalismo, o patrimonialismo, o feudalismo. Weber não se referia ao Estado político-intangível, mas aos Governos-Agentes desses Estados que exerciam o poder. Assim, é possível atrelar a burocracia a uma forma de poder ou dominação, que os governantes exerciam sobre seus governados.
Esses tipos de dominação encontravam-se ligados aos sistemas sociais “burocraticamente organizados”. Segundo Santanley (1966), “a burocracia-racional do tipo weberiano é, provavelmente, um sistema social instável”. Ou, dito de uma forma mais precisa: “uma organização ou burocracia é um sistema social racional, ou sistema social em que a divisão do trabalho é racionalmente realizada tendo em vista os fins visados” (Motta e Bresser-Pereira, 1980). Assim, é possível atribuir a burocracia à característica de sistema social.
Existem muitos sistemas sociais, mas três espécies desses sistemas se destacam: sistemas sociais praticamente desorganizados, como a multidão, os diversos públicos e as classes sociais, como os grupos de idade, a região etc.; sistemas sociais semiorganizados, como a família, a tribo, o clã, o feudo, a pequena empresa familiar etc.; e organizações ou burocracias, organizações formais e organizadas (Wilson Granjeiro, 2006).
Em seus estudos, Weber também vincula a burocracia (ou poder burocrático) às grandes organizações capitalistas privadas, ou ao Estado administrativo público, enquanto “aparelho administrativo do Poder Público”. Organização formal para Max Weber (1966) é “qualquer grupo social empenhado na consecução de objetivos explícitos e declarados, através de esforços manifestamente coordenados”. Assim, também é possível entender a burocracia como uma organização formal pública ou privada.
Gabarita A
A teoria da burocracia se baseia em uma desconfiança no papel das pessoas na organização, portanto todos os processos são formalizados, de modo a deixar pouca discricionariedade ao gestor público, ou seja, o servidor público tem diversas regras a seguir e será avaliado por elas.
Fonte: Rodrigo Rennó.
Marquei a letra A de acordo com um conceito mais simples compreendido por mim:
A Teoria da Autoridade
Weber distingue o conceito de autoridade em confronto com poder e com apersuasão:
· Poder: é a probabilidade de o indivíduo executar sua vontade apesar das resistências opostas;
· Persuasão: é a faculdade de o indivíduo influenciar a decisão ou ação de outro, mediante a razão, lógica e argumentação.
Cada indivíduo deve se dirigir à pessoa imediatamente acima na hierarquia. A autoridade do indivíduo, numa burocracia, repousa no cargo e não na pessoa que a ocupa.
http://teoriadasadministradoras.blogspot.com.br/2011/06/teoria-classica-da-administracao.html
Banca louca dos chicletes velho , "A posição se poder da burocracia." Digitando errado! Só pra fuder o cara....
só olhar o que é da burocrática e marcar o que é da gerencial!
A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo