Os projetos de Bretton Woods se mostraram irrelevan...
O fato de URSS e EUA terem lutado do mesmo lado na Segunda Guerra Mundial explica que, a despeito de todas as diferenças entre ambos, o programa de ajuda norte-americana para a recuperação europeia — Plano Marshall — contemplou também os países identificados como satélites de Moscou.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A afirmação de que o Plano Marshall, programa de ajuda norte-americana para a recuperação europeia pós-Segunda Guerra Mundial, contemplou também os países considerados satélites de Moscou não é exata. Embora a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos (EUA) tenham sido aliados durante o conflito, as dinâmicas geopolíticas do pós-guerra sob a égide da Guerra Fria implicavam em agendas distintas para a reconstrução.
O Plano Marshall foi, de fato, uma estratégia dos EUA para promover a recuperação econômica da Europa Ocidental, mas não se estendeu aos países do bloco oriental que estavam sob influência soviética. Esses países foram compelidos a rejeitar a ajuda oferecida pelo Plano Marshall devido à pressão da URSS, que propôs seu próprio modelo de assistência econômica, conhecido como COMECON.
Portanto, a alternativa correta é E (Errado), pois a cooperação entre URSS e EUA durante a guerra não se traduziu em uma política de assistência pós-guerra unificada para todos os países europeus. O cenário pós-guerra foi marcado por uma clara divisão ideológica e econômica entre o Ocidente, liderado pelos EUA, e o Oriente, sob a esfera de influência soviética.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resumo:
O Plano Marshall recebeu esse nome em homenagem ao Secretário de Estado dos EUA durante o mandato de Henry Truman (1884-1972), o general e Nobel da Paz, George Catlett Marshall (1880-1959).
No entanto, essa ideia deixou a URSS preocupada, temendo que seus países pudessem migrar para o lado norte-americano, colocando em risco a segurança nacional.
Na época, inclusive, a União Soviética foi convidada a participar das linhas de atuação do programa. Porém, O líder Stálin rejeitou a participação na reunião e no programa, pois ele acreditava que o plano não seria nada, além de uma armadilha capitalista.
O plano disponibilizou assistência técnica e financeira para a recuperação dos países europeus, que foram devastados pela guerra. Além disso, o plano Marshall foi uma estratégia dos Estados Unidos para conter os avanços socialistas da União Soviética com o início da Guerra Fria.
https://www.questoesestrategicas.com.br/resumos/ver/plano-marshall
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo