Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta....

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q735960 Administração Pública
Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. I. A Administração Pública Gerencial surgiu como uma opção ao modelo burocrático de gestão pública, pretendendo dar mais agilidade e eficiência ao Estado. II. A Administração Pública Gerencial, após ser adotada em outros países, chegou ao Brasil na década de 1990. III. O foco principal da Administração Pública Gerencial é a incorporação ao setor público as práticas de gestão até então restritas às empresas privadas e na revisão da forma de atuação do governo. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre Modelo de Administração Pública Gerencial.

Diante disso, vamos a uma breve explicação.

A Nova Administração Pública (Gerencialismo) foi um conjunto de teorias surgidas nos anos 70, que orientavam reformas na administração pública baseadas nos princípios gerenciais das empresas privadas, ou seja, buscava-se trazer a mesma eficiência e eficácia do ambiente privado para o público.

Cabe destacar que o modelo gerencial está fundado nos pilares: Busca da eficácia, foco em resultados, redução de custos, aumento da produtividade e foco fulcral no cidadão.

Além disso, esse modelo é pautado em princípios das empresas privadas, trazendo novos conceitos para a gestão, como a administração por objetivos, o downsizing e os serviços públicos voltados para o cidadão-consumidor, buscando direcionar a atenção dos provedores de serviços públicos para as necessidades dos beneficiários, em detrimento dos interesses da própria burocracia.

Assim, as bases da reforma administrativa do setor público, também denominada nova administração pública ou administração pública gerencial, contempla o foco em resultados, a orientação para o cidadão-consumidor e a capacitação dos recursos humanos.

Dentre as inovações introduzidas pela nova administração pública no aparato estatal, ressalta-se a descentralização de processos e a delegação de poder.

Neste contexto, ocorre, no Brasil, a criação do Ministério da Administração e Reforma do Estado (MARE) e nomeado como ministro Bresser-Pereira, que é o criador do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE).

Bresser Pereira (1998) estabelece algumas características básicas, as quais definem a administração pública gerencial:

- É orientada para o cidadão e para a obtenção de resultados;

- Pressupõe que os políticos e os funcionários públicos são merecedores de um grau real ainda que limitado de confiança;

- Como estratégia, serve-se da descentralização e do incentivo à criatividade e à inovação;

- O instrumento mediante o qual se faz o controle sobre os órgãos descentralizados é o contrato de gestão.

Posto isso, vamos à análise das afirmativas.

I. CORRETA. A Nova Administração Pública (Gerencialismo) foi uma evolução ao modelo burocrático que era autorreferido. O modelo gerencial orientou as reformas na administração pública baseadas nos princípios gerenciais das empresas privadas, ou seja, buscava-se trazer a mesma eficiência e eficácia do ambiente privado para o público.

II. CORRETA. No Brasil, Segundo Paludo, o novo modelo de administração gerencial teve início na era Fernando Henrique Cardoso (1995) e tinha o firme propósito de que o Estado deveria coordenar e regular a economia, e, finalmente, começa a reforma da administração rumo ao modelo gerencial. (PALUDO, 2013, pág. 94).

III. CORRETA. A nova gestão pública é pautada em princípios das empresas privadas, trazendo novos conceitos para a gestão, como a administração por objetivos, downsizing e a melhoria contínua. Além disso, a nova gestão pública é orientada para o cidadão/ sociedade e para a obtenção de resultados, bem como está baseada na equidade.


Fonte:

PALUDO, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2ª ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.


Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) 3.4. Administração Pública gerencial
O mundo mudou, a sociedade mudou e as pessoas mudaram, assim como a economia das nações apresentou grandes mudanças e tecnologias inusitadas surgiram. A competitividade das nações, a eficiência na administração e a busca por resultados se tornaram palavras de ordem. O Estado político estava em crise e procurava redefinir seu papel. Era necessário que a Administração Pública também mudasse para dar conta de atender às exigências da nova ordem mundial, e à expansão das funções econômicas e sociais do Estado.
Atenção → A reforma gerencial significa a introdução da cultura e das técnicas gerenciais modernas na Administração Pública (regra geral, oriundas da iniciativa privada).
A principal fonte desse item é o Pdrae18 (1995).
A Administração Pública gerencial emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo anterior. A eficiência da Administração Pública – a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário – torna-se então essencial. A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.

Gab. A

Questão retirada do texto abaixo:

https://www.ufjf.br/virgilio_oliveira/files/2014/10/Texto-s%25c3%25adntese-Oliveira-2013.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo