A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) foi introduzida com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2219556 Contabilidade Pública
A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) foi introduzida como parte do conjunto completo das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público no contexto da convergência aos padrões internacionais. Um ponto da estrutura comum da DFC é a necessidade de evidenciar os fluxos de caixa associados a três atividades: operacionais, de investimento e de financiamento.
Na elaboração da DFC à luz das disposições do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), é necessário observar que: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Essa questão versa sobre a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC). 

Vamos analisar as alternativas:

A) Essa alternativa está errada, pois a DFC deve ser elabora pelo método direto (MCASP, 9ª ed., pg. 532):
Para fins de padronização optou-se pela utilização no método direto como obrigatório para todos os entes da Federação. No método direto são informadas as principais classes de recebimentos e pagamentos brutos.
B) Essa alternativa está certa, pois está de acordo com o disposto no MCASP, 9ª ed., pg. 530:

A soma dos três fluxos deverá corresponder à diferença entre os saldos iniciais e finais de Caixa e Equivalentes de Caixa do exercício de referência.
C) Essa alternativa está errada, pois inexiste essa equivalência.

D) Essa alternativa está errada, pois o resultado do exercício é igual a diferença entre total de VPA e total de VPD,, enquanto que a apuração do fluxo de caixa das atividades operacionais é a diferença de ingressos e desembolsos operacionais. não há uma equivalência nesse sentido.

E) Essa alternativa está errada, pois na elaboração da DFC são utilizadas contas da classe 6 (Controles da Execução do Planejamento e Orçamento) do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), conforme dispõe o MCASP, 9ª ed., pg. 530.
Gabarito do Professor: LETRA B)




Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Página 530 da 9ª edição do MCASP apresenta que a soma dos três fluxos (operacional, investimento e financiamento) deverá corresponder à diferença entre os saldos iniciais e finais de Caixa e Equivalentes de Caixa do exercício de referência.

Resposta: letra B

Observações: MCASP determina que a DFC seja elaborada pelo método direto. Além disso, deverá ser utilizada as contas da classe 6 do PCASP (contas de natureza orçamentária)

6. DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

6.3.ELABORAÇÃO

A DFC deve ser elaborada pelo método direto e deve evidenciar as alterações de caixa e  equivalentes de caixa verificadas no exercício de referência, classificadas nos seguintes fluxos, de  acordo com as atividades da entidade:

a. operacionais;

b. de investimento; e 

c. de financiamento.

A soma dos três fluxos deverá corresponder à diferença entre os saldos iniciais e finais de Caixa 

e Equivalentes de Caixa do exercício de referência.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo