A ferramenta de acesso remoto que permite acessar máquinas L...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - SSH.
O SSH (Secure Shell) é um protocolo utilizado para acessar e gerenciar máquinas remotamente, oferecendo um alto nível de segurança. Esse protocolo criptografa a sessão, tornando a comunicação entre o cliente e o servidor segura e protegida contra interceptações. Isso é essencial para operações que envolvem a transmissão de dados sensíveis, como senhas e comandos de administração do sistema.
A garantia de segurança do SSH o diferencia de outras ferramentas de acesso remoto, como o TELNET, que é uma tecnologia mais antiga e não possui recursos de segurança embutidos, enviando informações de forma não criptografada, o que torna o acesso por essa ferramenta suscetível a interceptações.
As outras opções da questão se referem a serviços e protocolos com finalidades diferentes:
- HTTP é um protocolo de transferência de hipertexto usado principalmente para a comunicação entre navegadores web e servidores web, não sendo dedicado ao acesso remoto seguro de máquinas.
- SAMBA é uma ferramenta que permite compartilhamento de arquivos e impressoras entre diferentes sistemas operacionais, como Windows e Linux, mas não é uma ferramenta de acesso remoto.
- DNS é o Sistema de Nomes de Domínio, que traduz nomes de domínios para endereços IP, e também não está relacionado ao acesso remoto de máquinas.
Para resolver essa questão com eficácia, é necessário conhecer as principais ferramentas de acesso remoto e seus protocolos associados, além de compreender a importância da segurança na realização dessas conexões.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Ferramenta"? SSH é um protocolo... a ferramenta seria algum prompt de comando Shell, usando o protocolo SSH. Discordo do gabarito.
O SSH (Secure SHell) é um protocolo que permite a você acessar virtualmente o servidor como se você estivesse em um terminal (no prompt do DOS, por exemplo). Se você preferir, considere como o SSH como um computador controlando outro computador.
A diferença entre o telnet e o SSH está na segurança. Toda a transmissão de dados no SSH é criptografada. Assim, os riscos de alguém "bisbilhotar" o que você está fazendo no servidor (às vezes você precisa transmitir senhas para acessar outros sistemas ou programas) é virtualmente zero. Fora isso, tudo o que você faz no telnet pode ser feito pelo SSH.
Fonte: http://www.cybernetfx.com/clientes/knowledgebase.php?action=displayarticle&id=71
Bom.. O SSH é um "protocolo" que faz a autenticação de criptografia para confirmar a identidade do usuário..
Telnet é um serviço que serve para o usuário da rede estabeleça logon com outro computador da rede.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo