O objetivo principal do controle interno, para proteger o pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q304055 Auditoria
Com referência à estrutura integrada de controle interno, regida
pelo COSO (Committee of Sponsoring Organizations), julgue os
itens subsecutivos.
O objetivo principal do controle interno, para proteger o patrimônio da entidade, é identificar eventuais fraudes.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - errado

Vamos entender o tema central da questão: a estrutura integrada de controle interno, conforme o modelo do COSO (Committee of Sponsoring Organizations). Este é um modelo amplamente utilizado para ajudar as organizações a melhorar seu desempenho e gerenciamento de riscos através de controles internos eficazes.

A questão afirma que o objetivo principal do controle interno é "identificar eventuais fraudes". No entanto, essa afirmação está incorreta.

O controle interno tem como objetivo principal, de acordo com o COSO, fornecer uma segurança razoável em relação ao alcance dos seguintes objetivos gerais:

  • Eficiência e eficácia das operações, o que inclui a proteção do patrimônio da entidade contra perdas, mas não se limita apenas a fraudes.
  • Confiabilidade dos relatórios financeiros, assegurando a precisão e a integridade das informações financeiras.
  • Conformidade com leis e regulamentos aplicáveis, garantindo que a entidade opere dentro das normas legais e regulamentares.

Embora identificar fraudes seja uma parte importante dos controles internos, ela não é o objetivo principal. O objetivo é mais abrangente, voltado para o gerenciamento de riscos e a proteção do patrimônio por meio de várias diretrizes e práticas.

Por que a alternativa "E - errado" é a correta? Porque a afirmação limita o objetivo do controle interno a apenas um aspecto (fraudes), ignorando os outros objetivos igualmente importantes que o COSO preconiza.

Análise da alternativa "C - certo": Se considerarmos que a alternativa "C" indicaria que a afirmação está correta, estaríamos desconsiderando o amplo escopo de proteção e eficiência que os controles internos representam. Portanto, marcá-la como certa seria um erro conceitual.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO


Controles Internos não objetivam IDENTIFICAR fraudes, mas sim AUXILIAR na PREVENÇÃO de fraudes, erros, praticas ineficientes etc...

NBC T 11 – NORMAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

11.1.4.3 – A responsabilidade primária na prevenção e identificação de fraude e erros é da administração da entidade, através da implementação e manutenção de adequado sistema contábil e de controle interno.

Entretanto, o auditor deve planejar seu trabalho de forma a detectar fraudes e erros que impliquem efeitos relevantes nas demonstrações contábeis.

NBC T 16.8 - controle interno

2. Controle interno sob o enfoque contábil compreende o conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos adotados pela entidade do setor público, com a finalidade de:

(a) salvaguardar os ativos e assegurar a veracidade dos componentes patrimoniais;

(b) dar conformidade ao registro contábil em relação ao ato correspondente;

(c) propiciar a obtenção de informação oportuna e adequada;

(d) estimular adesão às normas e às diretrizes fixadas;

(e) contribuir para a promoção da eficiência operacional da entidade;

(f) auxiliar na prevenção de práticas ineficientes e antieconômicas, erros, fraudes, malversação, abusos, desvios e outras inadequações.

3. O controle interno deve ser exercido em todos os níveis da entidade do setor público, compreendendo:

(a) a preservação do patrimônio público;

(b) o controle da execução das ações que integram os programas;

(c) a observância às leis, aos regulamentos e às diretrizes estabelecidas.


Controle Interno: conjunto de métodos e processos adotados com a

finalidade de comprovar atos e fatos, impedir erros e fraudes e otimizar a

eficiência da Administração. 

Quem deve identificar erros e fraudes, é a AUDITORIA!


No, no no, minha gente, foco no COSO, não em filosofia. O COSO estabelece 4 objetivos para defender o patrimônio: 1) estratégia, como o principal, e os objetivos correlatos: 2) operacionais; 3) comunicação e 4) conformidade.  A fraude, está caracterizada como um dos eventos possíveis de ocorrer dentro de um dos 8 componentes de risco estabelecidos pelo COSO.  Note que proteger o patrimônio de uma entidade é algo bem mais abrangente, partindo do nível estratégico da instituição, a sua razão de ser, suas metas estabelecidas, seu posicionamento junto ao mercado, concorrentes, clientes, e como ela lidará com os diversos fatores operacionais nos quais ela interage para alcançar seus objetivos frente ao apetite a risco que ela está disposta a assumir. Não é só uma simples questão de fraude.

Uma das definições do COSO é desenvolver uma estrutura modelo para desenvolvimento, implementação e condução do controle interno, bem como para a avaliação de sua eficácia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo