Considerando os gráficos I e II precedentes, que apresentam ...
Considerando os gráficos I e II precedentes, que apresentam curvas de torque conforme a rotação em máquinas de corrente contínua, julgue o item subsequente.
A máquina a que se refere o gráfico II é aplicável em
guindastes.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O gráfico II se refere a um motor de corrente contínua com enrolamento de campo em série com o enrolamento de armadura. Lembrando-se que neses motores o enrolamento de campo se encontra no ESTATOR e o de armadura no ROTOR.
Os gráficos podem ser encontrados:
Gráfico I = página 486 Chapman 5ª Edição
Gráfico II página 497 Chapman 5ª Edição
Por apresentar alto torque de partida, o qual diminui com o aumento de rotação, essa máquina de corrente contínua com excitação série possui como uma de suas possíveis aplicações o uso em guindaste.
Fonte: Gabarito CEBRASPE
torque = K.phi.Ia = K'.If.Ia = K'.Ia.Ia = K'.Ia². Phi é fluxo, If é corrente de campo e Ia é corrente de armadura, em que, pelos campos do estator e do rotor estarem em série, as duas correntes são iguais. E o Fluxo é diretamente proporcional à If.
Portanto, percebe-se que torque é proporcional ao quadrado da corrente de armadura, de modo que este motor fornece mais conjugado por ampère do que qualquer outro, sendo usado em aplicações que requerem torque elevado, tal como um guindaste (a grosso modo, requer muita força para pouco movimento).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo