O Modelo de Três Linhas foi desenvolvido pelo The Institute ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2219570 Auditoria
O Modelo de Três Linhas foi desenvolvido pelo The Institute of Internal Auditors com o objetivo de ser uma referência para as organizações na identificação de estruturas e processos que melhor auxiliam no atingimento dos objetivos e facilitam uma forte governança e gerenciamento de riscos. Por ser aplicável a todas as organizações, entidades como a Controladoria-Geral da União têm incentivado a sua adoção. No Modelo de Três Linhas, a auditoria interna: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre o modelo referencial de linhas de defesa.

As três linhas de defesa formam um referencial teórico consagrado de governança corporativa estabelecido pelo IIA (The Institute of Internal Auditors) em 2013. O modelo ajuda as organizações a identificar estruturas e processos que melhor auxiliam no atingimento dos objetivos e facilitam uma forte governança e gerenciamento de riscos.

Atenção! O modelo foi atualizado pelo IIA em 2020 com algumas mudanças de nomenclatura e conceitos (ex: “três linhas de defesa" viraram apenas “três linhas"). Mas o modelo antigo ainda despenca nas provas de concurso. Por isso, tome muito cuidado ao fazer questões sobre o assunto.

De acordo com o IIA (2020), o modelo possui três linhas com diferentes papéis. Veja a estrutura:

Atenção! Os papéis de primeira e segunda linha podem ser combinados ou separados. Grave essas palavras-chave que vão te auxiliar a lembrar do papel específico de cada uma das linhas:
1ª linha: entrega de produtos e/ou serviços + funções de apoio  
2ª linha: assistência no gerenciamento de riscos
3ª linha: avaliação e assessoria independentes e objetivas sobre a adequação e eficácia da governança e do gerenciamento de riscos
 

Feita toda a revisão, já podemos analisar as alternativas.

A) Errado, auditoria interna papel de terceira linha.

B) Errado, auditoria interna tem papel específico na terceira linha.    

C) Certo, como vimos na figura, a auditoria interna presta avaliação independente sobre questões relativas ao atingimento dos objetivos.

Para arrematar, segue o disposto literalmente no material do IIA:
Princípio 4:
Papéis da terceira linha
 A auditoria interna presta avaliação e assessoria independentes e objetivas sobre a adequação e eficácia da governança e do gerenciamento de riscos. Isso é feito através da aplicação competente de processos sistemáticos e disciplinados, expertise e conhecimentos. Ela reporta suas descobertas à gestão e ao corpo administrativo para promover e facilitar a melhoria contínua. Ao fazê-lo, pode considerar a avaliação de outros prestadores internos e externos."

D) Errado, auditoria interna situa-se na terceira linha.  

E) Errado, auditoria interna não tem essa responsabilidade específica de avaliar efetividade da adoção do modelo, ela avalia a adequação e eficácia da governança e gerenciamento de riscos.

 

Gabarito do Professor: Letra C

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra C.

Primeira Linha: A primeira linha de defesa é responsável por identificar, avaliar, controlar e mitigar os riscos, guiando o desenvolvimento e a implementação de políticas e procedimentos internos destinados a garantir que as atividades sejam realizadas de acordo com as metas e objetivos da organização.

Segunda Linha: As instâncias de segunda linha de defesa estão situadas no nível da gestão e objetivam assegurar que as atividades realizadas pela primeira linha sejam desenvolvidas e executadas de forma apropriada.

Terceira Linha: A terceira linha de defesa é representada pela atividade de auditoria interna, que presta serviços de avaliação e consultoria com base nos pressupostos de autonomia técnica e de objetividade.

Diabo é isso?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo