Acerca de conceitos relacionados à infraestrutura de tecnolo...
Considerando-se um intervalo de tempo reduzido, uma infraestrutura de TI que use computação em grade (grid) tem capacidade de suportar maior volume de processamento de dados que uma infraestrutura de TI convencional.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - CERTO
A afirmação em questão está correta porque a computação em grade (ou grid computing) é uma arquitetura de computação distribuída que permite a um grupo de computadores funcionar juntos para realizar tarefas de grande escala, como análises de dados massivas ou simulações complexas. Este arranjo cria um sistema virtual altamente potente que é capaz de processar grandes volumes de dados ou realizar cálculos complexos de forma mais eficaz do que uma única máquina ou uma infraestrutura de TI tradicional.
A computação em grade facilita a utilização simultânea dos recursos de múltiplos computadores, incluindo CPU, memória e armazenamento, o que permite obter capacidades de processamento que excedem de longe aquelas de um único sistema. Em um intervalo de tempo reduzido, essa colaboração entre máquinas resulta em um poder computacional substancialmente maior. Por isso, uma infraestrutura que utiliza computação em grade pode, de fato, suportar um volume maior de processamento de dados que uma infraestrutura de TI convencional, no mesmo intervalo de tempo.
É essencial para candidatos a concursos públicos entenderem que a computação em grade é uma resposta eficiente para problemas que demandam um alto volume de processamento de dados e cálculos que seriam inviáveis ou extremamente lentos se realizados em um único computador ou em infraestruturas menos avançadas. O conceito de grid computing está intimamente relacionado com o avanço da computação distribuída e é fundamental em áreas que requerem grandes capacidades de processamento, como a pesquisa científica, a análise financeira e a exploração de dados em grande escala.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Uma infraestrutura em GRID pode incorporar inúmeras infraestruturas de TI convencionais o que ratifica a afirmação da questão.
Certo.
http://www.hospitalvita.com.br/gestao/revistavital/pdf/revista_13.pdf
Grid Computing, ou computação em grade, é um dos mais novos conceitos presentes para os executivos de Tecnologia da Informação. A idéia, de fato, é extremamente sedutora: utilizar os recursos ociosos de computadores independentes, sem a preocupação de localização física e sem investimentos em novos hardwares. A criação de um supercomputador virtual, com a utilização dos recursos pré-existentes, permite o desenvolvimento de aplicações antes restritas a caríssimos supercomputadores. Abre-se uma nova perspectiva e certamente estamos diante de mudanças nos paradigmas computacionais.
O módulo “Grid Computing” sugere o debate sobre os principais aspectos de uso desse modelo computacional, bem como suas potencialidades e restrições.
Trata-se de um modelo capaz de lidar com uma alta taxa de processamento, dividida em diversas máquinas que formam uma única máquina virtual, podendo ser em rede local ou rede de longa distância. Tais processos são executados quando as máquinas não estão em uso, evitando dessa forma o desperdício de processamento.
Essa nova infra-estrutura de computação distribuída foi proposta nos anos 90, com o objetivo de auxiliar atividades de pesquisa e desenvolvimento científico. Vários modelos dessa infra-estrutura foram especificados. A tecnologia em grade faz analogia às redes elétricas (“power grids”) e apresenta-se ao usuário como um computador virtual, mascarando toda a infra-estrutura distribuída, assim como a rede elétrica para uma pessoa que utiliza uma tomada, sem saber exatamente como a energia chega a ela. Seu objetivo inicial era casar tecnologias heterogêneas (e muitas vezes geograficamente dispersas), formando um sistema robusto, dinâmico e escalável, para compartilhar processamento, espaço de armazenamento, dados, aplicações e dispositivos...
GABARITO CORRETO!
.
.
Ao contrário da computação paralela, os projetos de computação em grade não apresentam nenhuma dependência de tempo associada a eles. Eles utilizam computadores que fazem parte da rede apenas enquanto estiverem ociosos e os operadores podem realizar tarefas não relacionadas à grade a qualquer momento. A segurança deve ser levada em conta ao utilizar grades de computadores, visto que os controles sobre os nós de membros costumam ser dispersos. A redundância também deve ser incorporada, pois muitos computadores podem ser desconectados ou falhar durante o processamento.
.
Microsoft Azure
c-
Grid computing is the use of widely distributed computer resources to reach a common goal. A computing grid can be thought of as a distributed system with non-interactive workloads that involve many files. Grid computing is distinguished from conventional high-performance computing systems such as cluster computing in that grid computers have each node set to perform a different task/application.
“Distributed” or “grid” computing in general is a special type of parallel computing that relies on complete computers (with onboard CPUs, storage, power supplies, network interfaces, etc.) connected to a network (private, public or the Internet) by a conventional network interface producing commodity hardware, compared to the lower efficiency of designing and constructing a small number of custom supercomputers.
https://en.wikipedia.org/wiki/Grid_computing
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo