Existem três grandes modelos de administração pública: o pat...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa A.
Vamos entender por que a Alternativa A está incorreta e, ao mesmo tempo, revisar os três grandes modelos de administração pública: patrimonialista, burocrático e gerencial.
Modelo Patrimonialista: Este foi o primeiro modelo de administração pública a ser adotado. Nele, o Estado é visto como uma extensão do poder do soberano. Os recursos públicos são tratados como patrimônio privado dos governantes, sem distinção clara entre o público e o privado. Não é correto afirmar que o modelo patrimonialista "só se ocupa da gestão do patrimônio público", pois ele englobava todos os aspectos da administração pública, onde os interesses pessoais e do Estado se confundiam.
Modelo Burocrático: Este modelo foi uma evolução do patrimonialismo, introduzindo a separação entre o público e o privado. Caracteriza-se por uma rígida hierarquia, normas e procedimentos padronizados, e um forte controle interno para evitar abusos e corrupção. A opção D descreve corretamente essas características e como o modelo burocrático busca distanciar-se da prática patrimonialista.
Modelo Gerencial: Este modelo, mais moderno, compara a administração pública ao funcionamento de uma empresa privada, enfatizando a eficiência, a eficácia e a economicidade. Introduz práticas de gestão voltadas para resultados e a satisfação do cidadão-cliente. A descrição da opção B está correta, ao afirmar que a economia desempenha um papel fundamental nesse modelo.
A alternativa E está correta ao afirmar que houve uma evolução dos modelos de gestão no Brasil, partindo do patrimonialista para o burocrático e, posteriormente, para o gerencial. Essa transição reflete um movimento global no sentido de aprimorar a administração pública.
Portanto, a Alternativa A está incorreta porque o modelo patrimonialista não se limita apenas à gestão do patrimônio público; ele envolve uma confusão entre os interesses privados dos governantes e os interesses do Estado. Além disso, não é correto afirmar que ele pode coexistir de maneira harmoniosa com os modelos burocrático e gerencial, já que esses foram desenvolvidos justamente para corrigir as falhas do patrimonialismo.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer os conceitos e a justificativa para a alternativa correta. Caso tenha mais dúvidas, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito é letra a mesmo, ou houve correção?
No modelo de Administração burocrática são adotadas uma série de medidas cujo objetivo é a defesa da coisa pública, em contraposição ao período patrimonialista antecedente, cuja característica principal é a confusão entre patrimônio público, Estado, e o patrimônio particular do detentor do poder.
O gabarito é a letra A e está correto!
A questão pede a alternativa que não está correta.
A) O modelo patrimonialista pode coexistir tanto com o burocrático quanto com o gerencial, tendo em vista que só se ocupa da gestão do patrimônio público, não tratando dos demais assuntos de interesse estatal.
Os modelos podem coexistir, mas falar que o patrimonialismo só se ocupa da gestão do patrimônio faz a alternativa ficar incorreta
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo