Acerca das aplicações possíveis dos dispositivos eletrônicos...
Acerca das aplicações possíveis dos dispositivos eletrônicos, julgue o item seguinte.
O reduzido pico de corrente no diodo é uma das vantagens
da utilização de um retificador de meia-onda com diodos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ETB A principal desvantagem é justamente o uso de apenas um semiciclo da tensão fornecida. Retificadores de meia-onda criam ruído na rede de força e prejudicam a eficiência do serviço de distribuição como um todo.
ETB
Este circuito é também denominado de retificador de onda completa convencional. Há uma defasagem de 180º entre as tensões de saída do transformador, VA (uma das duas saídas do trafo) e VB (outra das duas saídas do trafo). As tensões VA e VB são medidas em relação ao ponto C (0 V). Quando A é positivo, B é negativo, a corrente sai de A passa por D1 (diodo) e por RL (carga) e chega ao ponto C. Quando A é negativo, B é positivo, a corrente sai de B passa por D2 (diodo) e RL (carga) e chega ao ponto C. Para qualquer polaridade de A ou de B a corrente IL (corrente de alimentação da carga) circula num único sentido em RL e por isto, a corrente em RL é contínua. Temos somente os semiciclos positivos na saída. A freqüência de ondulação na saída é o dobro da freqüência de entrada.
A única vantagem do retificador de meia onda é a sua simplicidade construtiva, pois demanda apenas um diodo, ou um diodo e um filtro capacitivo
O retificador de meia-onda é usado em aplicações de baixas correntes e de baixo tensão mas com desempenho deficiente.
A corrente no diodo inicialmente atinge um valor bastante elevado (surto inicial), uma vez que ao o ligarmos o circuito, o capacitor encontra-se descarregado e na saída do circuito produz-se, em consequência, um tensão nula (curto-circuito) se desprezarmos a resistência série equivalente do capacitor. As correntes de piico sobre os diodos são superiores a 20 vezes a corrente média conduzida por eles.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo