Para fins de impacto na situação patrimonial líquida dos en...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1375287 Contabilidade Pública
Para fins de impacto na situação patrimonial líquida dos entes da Federação, considera-se receita orçamentária não-efetiva aquela
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. E

Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação patrimonial líquida, a receita pode ser “efetiva” ou “não-efetiva”:

a. Receita Orçamentária Efetiva aquela em que os ingressos de disponibilidade de recursos não foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes.

b. Receita Orçamentária Não Efetiva é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos foram precedidos de registro do reconhecimento do direito ou constituem obrigações correspondentes, como é o caso das operações de crédito.

Em geral, a despesa orçamentária efetiva é despesa corrente, enquanto a despesa não efetiva normalmente se enquadra como despesa de capital.

Fonte: MCASP 8ª Edição

Para fins de impacto na situação patrimonial líquida dos entes da Federação, considera-se receita orçamentária não-efetiva aquela em que os ingressos de recursos foram precedidos de registro do reconhecimento do direito ou constituem obrigações correspondentes.

Receita Orçamentária Não Efetiva é aquela que não altera a situação líquida patrimonial no momento do reconhecimento do crédito e, por isso, constitui fato contábil permutativo, como é o caso das operações de crédito. https://estudosdeanaclaudia.blogspot.com/2014/06/afo-receita-orcamentario-resumo.html

Rec orç. NÃO Efetiva ==> LEIA-SE Rec. Capital.

Bons estudos.

A) Receitas Públicas Originárias, segundo a doutrina, seriam aquelas arrecadadas por meio da exploração de atividades econômicas pela Administração Pública.

B) Operações intraorçamentárias são aquelas realizadas entre órgãos e demais entidades da Administração Pública integrantes do orçamento fiscal e do orçamento da seguridade social do mesmo ente federativo.

C) Receita Orçamentária Efetiva aquela em que os ingressos de disponibilidade de recursos não foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes.

D) Ingressos extraorçamentários são recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente depositário

E) Receita Orçamentária Não Efetiva é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos foram precedidos de registro do reconhecimento do direito ou constituem obrigações correspondentes, como é o caso das operações de crédito.

Gabarito: E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo