Dendrologia em sentido amplo é a parte da Silvicultura que i...
Dendrologia em sentido amplo é a parte da Silvicultura que inclui os estudos morfológicos, anatômicos, fisiológicos e de classificação sistemática das árvores, além de indicar o emprego das mesmas. Sobre os principais conceitos e definições usados nos estudos dendrológicos, analise as afirmativas a seguir.
I. Tipo de ramificação comum na maioria das espécies florestais brasileiras, a ramificação simpodial ocorre quando cessa, em determinada época, a atividade da gema apical e desenvolvem-se sucessivamente várias gemas secundárias, à pequena altura do solo, o caule se divide em dois ou mais ramos, que por sua vez se ramificam várias vezes.
II. A casca é dividida em duas partes. A interna, denominada de floema, tem as funções de proteção ao lenho e de condução da seiva elaborada. A parte externa da casca é inativa fisiologicamente e provém do líber ou floema, tem também, a função de proteção do lenho e recebe o nome de ritidoma.
III. O lenho ou xilema é um tecido meristemático primário, localizado na região central em toda a extensão do tronco. É de diâmetro reduzido, porque perde logo a capacidade de se dividir.
IV. Quanto à morfologia, as essências florestais são classificadas em dois grandes grupos morfológicos: coníferas e folhosas. As coníferas são também chamadas de resinosas por possuírem, no tronco, canais especializados no armazenamento de resinas.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).