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Q2234886 Português
        Quando se fala em palhaço, duas imagens costumam vir logo à cabeça. Palhaço, infelizmente, é aquele de quem muitos têm medo. Ele pega alguém da plateia para ridicularizar, faz grosserias, piadas inconvenientes. Crianças têm medo de palhaços. Filmes de terror exploram impiedosamente nossas fantasias infantis sobre tal figura. Esses palhaços malvados existem em nosso imaginário e, felizmente, são a minoria na realidade. Neste exato instante em que você lê estas palavras, milhares de palhaços em todo o mundo estão em hospitais, campos de batalha, campos de refugiados, escutando pessoas, relacionando-se verdadeiramente com elas, buscando, por meio do afeto e do humor, amenizar a dor daqueles que estão passando por situações trágicas e delicadas. Dessa imagem inferimos por que a comédia é uma espécie de tratamento para a tragédia. Um tratamento que não nega nem destitui a existência do pior, mas que faz com ele uma espécie de inversão de sentido. Assim, introduzimos que o horizonte do que o palhaço escuta é a tragédia da vida, a sua realidade mais extensa de miséria e impotência, de pequenez e arrogância, de pobreza e desencontro, que se mostra como uma repetição insensata sempre. O palhaço é um realista, mas não um pessimista. Ele mostra a realidade exagerando as deformações que criamos sobre ela. Primeira lição a tirar disso para a arte da escuta: escutar o outro é escutar o que realmente ele diz, e não o que a gente ou ele mesmo gostaria de ouvir. Escutar o que realmente alguém sente ou expressa, e não o que seria mais agradável, adequado ou confortável sentir. Escutar o que realmente está sendo dito e pensado, e não o que nós ou ele deveríamos pensar e dizer. 

Christian Dunker e Cláudio Thebas.
O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas.
São Paulo: Planeta do Brasil, 2019, p. 30-1 (com adaptações). 
Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir. 
No trecho “o horizonte do que o palhaço escuta é a tragédia da vida, a sua realidade mais extensa de miséria e impotência, de pequenez e arrogância, de pobreza e desencontro, que se mostra como uma repetição insensata” (décimo período), a substituição de “se mostra” por mostra-se comprometeria a correção gramatical do trecho. 
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No trecho descrito temos a presença do "que", fator de atração da próclise.

Dessa forma, se substituirmos para "mostra-se" acarretará em prejuízo gramatical.

Gabarito: certo

A próclise é obrigatória quando temos algum termo com poder atrativo antes do verbo. São eles:

  • Palavras de sentido negativo
  • Advérbios
  • Conjunções subordinativas
  • Pronomes relativos
  • Pronomes indefinidos
  • Pronomes demonstrativos

No texto "... sua realidade mais extensa de miséria e impotência, de pequenez e arrogância, de pobreza e desencontro, que se mostra como uma repetição insensata"

A partícula que introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa, podemos afirmar isso porque a partícula pode ser substituída por o qual.

Então estamos diante de um pronome relativo, que é um dos termos de atração para próclise.

✅ Certo.

Compromete devido ao fato de haver um FATOR DE ATRAÇÃO no trecho que rejeita a ênclise. Sendo caso OBRIGATÓRIO DE PRÓCLISE.

Ênclise = Depois do verbo.

Próclise = Antes do verbo.

Mesóclise = No meio do verbo.

Fatores de atração:

  • Palavras negativas.
  • Advérbios.
  • Pronomes interrogativos, relativos, demonstrativos ou indefinidos.
  • Conjunções.
  • Exclamativas ou optativas.
  • Em + gerúndio.
  • Verbos no futuro.
  • Verbos no particípio.

Fonte: baseada nas aulas do Prof: Elias Santana, Gran Crusos.

RESILIÊNCIA!! ✍♥️

¨que¨ é palavra atrativa para próclise.

Haveria prejuízo para a correção gramatical porque o pronome "que" é fator atrativo que exige obrigatoriamente a próclise.

Gabarito: CERTO.

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