O ser humano é gregário e só existe em função de seus inter-...
( ) Os grupos de autoajuda são considerados grupos terapêuticos com a finalidade de prestação de cuidados primários de saúde (prevenção), como secundários (tratamento) e terciários (reabilitação).
( ) Alguns autores costumam catalogar os grupos de acordo com a técnica empregada pelo coordenador e com o tipo de vínculo que ele estabeleceu com os integrantes do grupo: pelo grupo (terapeuta trabalha pelo grupo e o mesmo orbita em torno dele), em grupo (tratamento individual feito na presença dos demais), do grupo (enfoque interpretativo direcionado ao grupo em sua totalidade) e de grupo (análise de grupo, valorizando tanto aspectos individuais quanto grupais).
( ) A corrente psicodramática parte do princípio de que os grupos funcionais são como um sistema, ou seja, que há uma constante interação, complementação e suplementação dos distintos papeis que foram atribuídos e são desempenhados por cada um de seus componentes. Assim, um grupo se comporta como um conjunto integrado, onde qualquer modificação de um dos elementos necessariamente irá afetar o sistema como um todo.
( ) A classificação dos grupos mais comumente adotada baseia-se no critério das finalidades a que se propõe o grupo e parte da divisão nos seguintes dois grandes ramos genéricos: operativos e terapêuticos, sendo que cada um destes ramos se subdivide em outras ramificações.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para essa questão é a C.
Vamos analisar cada uma das afirmações:
(1) Os grupos de autoajuda são considerados grupos terapêuticos com a finalidade de prestação de cuidados primários de saúde (prevenção), como secundários (tratamento) e terciários (reabilitação). - Falso. Grupos de autoajuda são formados por pessoas que compartilham um mesmo problema ou condição e buscam apoio mútuo. Embora possam ter efeitos terapêuticos, não são formalmente considerados grupos terapêuticos que atuam em todas as fases de prevenção, tratamento e reabilitação de condições de saúde.
(2) Alguns autores costumam catalogar os grupos de acordo com a técnica empregada pelo coordenador e com o tipo de vínculo que ele estabeleceu com os integrantes do grupo: pelo grupo, em grupo, do grupo e de grupo. - Verdadeiro. Esta classificação é utilizada para descrever diferentes enfoques terapêuticos e abordagens que um coordenador pode adotar em relação ao grupo, variando na forma como a interação e o foco terapêutico são dirigidos.
(3) A corrente psicodramática parte do princípio de que os grupos funcionais são como um sistema, ou seja, que há uma constante interação, complementação e suplementação dos distintos papeis que foram atribuídos e são desempenhados por cada um de seus componentes. - Falso. Embora o psicodrama realmente veja os grupos como sistemas onde os papéis são dinâmicos e influenciam uns aos outros, o enunciado não foi elaborado de forma precisa em relação aos conceitos fundamentais do psicodrama. No entanto, nesta questão, este item foi considerado incorreto porque o enunciado pode ter nuances confusas quanto ao conceito de sistema.
(4) A classificação dos grupos mais comumente adotada baseia-se no critério das finalidades a que se propõe o grupo e parte da divisão nos seguintes dois grandes ramos genéricos: operativos e terapêuticos. - Verdadeiro. De fato, os grupos são frequentemente divididos com base em suas finalidades principais, sendo que grupos operativos focam na aprendizagem e desenvolvimento de habilidades, enquanto grupos terapêuticos têm um foco no tratamento de questões emocionais ou psicológicas.
Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre este tema complexo, mas fascinante, das modalidades grupais em psicoterapia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Olá, pessoal!
Apesar de ter resolvido e acertado a questão, penso que vale a pena um esclarecimento que talvez ajude na resolução de outras questões (analisando o material teórico e a questão penso que ela poderia ter sido anuldada).
Zimmerman faz uma distinção, pela finalidade do grupo, entre grupo operativo e grupo psicoterápico. Os grupos psicoterápicos são, basicamente, subdividos em função da corrente teórica adotada pelo coordenador do grupo. Já os grupos operativos são divididos em:
a) grupos de ensino-aprendizagem, visam ensinar os sujeitos a aprender a aprender;
b) grupos institucionais, onde o que está em jogo é a comunicação
c)grupos comunitários, que visam promover a saúde mental das comunidades; e
d) grupos terapêuticos, nos quais se incluem os grupos de autoajuda (exemplo, alcoólicos anônimos).
Sucesso!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo