A Psicologia tem importantes contribuições na superação de a...
I. Os fundamentos teóricos elaborados na Psicologia, ferramenta de trabalho do profissional, servirão unicamente de base para pensar formas de superar determinismos sociais que impedem o entendimento da complexidade que envolve as relações estabelecidas na escola na busca de sua função, a de levar os alunos a se apropriarem dos conhecimentos produzidos pela humanidade.
II. A Psicologia deve almejar a construção de um conhecimento científico crítico, cuja relação teoria e prática seja indissociável e que se comprometa e se responsabilize, social e politicamente, com a democratização da sociedade, visando responder às questões que afetam diariamente a vida das pessoas: exclusão social, violência, discriminação, intolerância, desigualdade, dentre outras.
III. A(o) psicóloga(o) deve buscar trabalhar a favor da saúde mental, da formação e da melhoria de condições de trabalho, acolhendo as imprevisibilidades. Idealiza-se que o profissional possa tentar colocar em análise coletiva o que é produzido no cotidiano da sala de aula, da escola, favorecendo a experimentação de outro tempo menos acelerado, mas talvez mais inventivo, para dar conta do que não conhecemos, do que suscita problemas porque foge às expectativas e à ordem vigente.
IV. O que possibilita a(o) psicóloga(o) estar no cotidiano de uma escola para trabalhar com os educadores é o que pode contribuir para manter em exercício redes de atenção à vida, redes que foquem as potencialidades dos indivíduos, nas ações de acompanhamento do desenvolvimento de cada criança singular e das ações preventivas.
As possibilidades de atuação do Psicólogo na Educação Básica são as previstas nas assertivas:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, o psicólogo escolar atua em conjunto com outros profissionais para compreender a mudança de comportamento de professores e alunos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre as dimensões política, econômica, social e cultural. Realiza pesquisa, diagnóstico e intervenção psicopedagógica individual ou em grupo. Participa também da elaboração de planos e políticas referentes ao Sistema Educacional, visando promover a qualidade, a valorização e a democratização do ensino. (CFP, 1992)
I FALSA
Como vimos acima, há múltiplas possibilidades de uso das ferramentas psicológicas no contexto escolar. Temos que tomar cuidado quando a questão diz “unicamente".
II VERDADEIRA
A atuação conjunta entre teoria e prática é indissociável, assim como em qualquer contexto da psicologia. Dessa forma, as intervenções realizadas devem ser amplas e contextualizadas considerando fatores históricos, sociais, políticos e econômicos, e que envolva todos que façam parte dos processos educativos: professores, pais, funcionários, alunos
III VERDADEIRA
O psicólogo da educação pode diagnosticar dificuldades de aprendizagem, de atenção, concentração ou outros problemas encontrados de forma a identificar e intervir nas condições do processo da educação. Dessa forma compreende o sistema educacional tanto em sua forma idiossincrática como coletiva, visando soluções em atuação conjunta com a própria comunidade.
IV VERDADEIRA
Todos aqueles que estão envolvidos no processo da aprendizagem devem ser envolvidos no processo interventivo: pais, professores, alunos para que possamos compreender de forma contextualizada as problemáticas que permeiam o cotidiano do aluno, buscando a solução adequada
Questões corretas: II, III e IV
Gabarito da professora: LETRA C.
Fontes:
Conselho Federal de Psicologia (1992). Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil - on-line
Dias, Ana Cristina Garcia, Patias, Naiana Dapieve e Abaid, Josiane Lieberknecht Wathier Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2014, v. 18, n. 1, pp. 105-111.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo