Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísti...
Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir.
Segundo o texto, a arte do palhaço e a arte da escuta têm como
elo o fato de ambas encararem o real sem fazer projeções.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (24)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: CERTO
"O palhaço é um realista, mas não um pessimista."
"Primeira lição a tirar disso para a arte da escuta: escutar o outro é escutar o que realmente ele diz, e não o que a gente ou ele mesmo gostaria de ouvir."
"O palhaço é um realista, mas não um pessimista. Ele mostra a realidade exagerando as deformações que criamos sobre ela"
Esse trecho torna a assertiva bem complicada, pra mim.
"Exagerar as deformações" não seria uma forma de "fazer projeções" ?
A parte das projeções me matou
Sobre o comentário:
" "O palhaço é um realista, mas não um pessimista. Ele mostra a realidade exagerando as deformações que criamos sobre ela"
Esse trecho torna a assertiva bem complicada, pra mim.
"Exagerar as deformações" não seria uma forma de "fazer projeções" ?"
-->Creio que exagerar as deformações não é uma forma de fazer projeções, acho que as deformações as quais o texto se refere são a tragédia, a pobreza, a arrogância, etc, e que o palhaço as exagera para trazer o humor (que gera a cura), isto é, as deformações fazem parte da realidade; o palhaço exagera a realidade.
Já as projeções são coisas que criamos que nem sempre parte da realidade, por exemplo, podemos pegar a inteligência artificial e imaginarmos que daqui a alguns anos ela estará fazendo diagnósticos de doenças (tanto a IA, quanto a ideia de diagnosticar doenças partem da realidade); mas nós também podemos imaginar (projetar) que daqui a alguns séculos a IA poderá ser capaz de criar um outro universo repleto de estrelas e cometas (algo que ainda não está nem no horizonte de expectativas, algo que os cientistas nem comentam).
Bem, não sei se ajudou ou ficou muito claro meu raciocínio. Mas pensei em algo mais ou menos assim para responder essa questão.
No meu entendimento, o palhaço apenas mostra a realidade no nosso ponto de vista: exagerado, projetado, deformado e não de fato como são! Assim como deve ser na arte da escuta: escutar o outro é escutar o que realmente ele diz(no ponto de vista dele), e não o que a gente ou ele mesmo gostaria de ouvir
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo