Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísti...
As formas verbais “gostaria” (antepenúltimo período), “seria” (penúltimo período) e “deveríamos” (último período) têm valor contrafatual, isto é, constituem eventos que, embora realizáveis, contrapõem-se às ações defendidas no texto.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (27)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Em Primeira Análise: "Contrafatual" tem o mesmo significado de Hipotético, Incerteza, Conjectura.
Em Segunda Análise: As formas verbais “gostaria”, “seria” e “deveríamos”, ou melhor dizendo, a terminação -RIA caracterizam o Futuro do Pretérito. De tal modo que este possui significado de uma situação ou evento que não aconteceu, mas poderia ter acontecido.
Por fim, Gabarito Certo.
O "RIA" dá um sentido de hipótese e acredito que por isso têm valor contrafatual, isto é, constituem eventos que, embora realizáveis, contrapõem-se às ações defendidas no texto.
A música epitáfio dos titãs segue a mesma lógica: devia ter me importado menos, com problemas pequenos...
Ele se transporta para o passado e fala sobre situações hipotéticas que embora realizaveis, não aconteceu.
O termo "contrafatual" refere-se a uma situação ou evento que não aconteceu, mas poderia ter acontecido. Por exemplo, "Se eu tivesse estudado mais, teria passado no teste" é uma declaração contrafatual. A forma verbal "teria passado" expressa a possibilidade de passar no teste, mas não o fato de ter passado.
As formas verbais "gostaria", "seria" e "deveríamos" caracterizam o futuro do pretérito. O futuro do pretérito é um tempo verbal que é usado para expressar desejo, possibilidade ou obrigação. Por exemplo, "Gostaria de ir ao cinema" é uma declaração que expressa o desejo de ir ao cinema. A forma verbal "gostaria" expressa o desejo de ir ao cinema, mas não o fato de estar indo ao cinema.
Portanto, as formas verbais "gostaria", "seria" e "deveríamos" têm valor contrafatual. Elas expressam desejo, possibilidade ou obrigação, que são situações ou eventos que não aconteceram, mas poderiam ter acontecido.
Espero que isso ajude.
CERTO
"O palhaço é um realista, mas não um pessimista. Ele mostra a realidade exagerando as deformações que criamos sobre ela. Primeira lição a tirar disso para a arte da escuta: escutar o outro é escutar o que realmente ele diz, e não o que a gente ou ele mesmo gostaria de ouvir. Escutar o que realmente alguém sente ou expressa, e não o que seria mais agradável, adequado ou confortável sentir. Escutar o que realmente está sendo dito e pensado, e não o que nós ou ele deveríamos pensar e dizer. "
futuro do pretérito é O tempo verbal que é usado para expressar desejo, possibilidade .
Não confundir:
Futuro do pretérito - > Indica um fato futuro em relação ao passado. (RIA)
Se tivesse estudado, passaria no concurso.
Futuro do Presente -> Indica um fato futuro em relação ao presente. (REI)
Bons Estudos!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo