As variações patrimoniais são transações que promovem alter...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1375299 Contabilidade Pública
As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos balanços contábeis das unidades públicas. Exemplo de variações patrimoniais diminutivas seria(m):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão.

Esta questão versa sobre Variações Patrimoniais, que podem ser entendidas como quaisquer alterações nos elementos patrimoniais (bens, direitos e obrigações), que podem implicar ou não modificações do patrimônio líquido.

Elas se dividem em:

- Variações Patrimoniais Qualitativas: são decorrentes de fatos administrativos permutativos, ou seja, que alteram a composição dos elementos do patrimônio sem impactar o patrimônio líquido.

- Variações Patrimoniais Quantitativas: são decorrentes de fatos administrativos modificativos, ou seja, aqueles que provocam alteração nos elementos do patrimônio E que impactam o patrimônio líquido. Se dividem em dois grupos: Aumentativas (que aumentam o PL) e Diminutivas (que reduzem o PL).

Tendo isso em mente, vamos analisar as alternativas:

A) Essa alternativa está errada, pois ela corresponde a uma Variação Patrimonial Quantitativa Aumentativa (VPA), uma vez que, ao final, há um aumento do ativo (caixa) sem contrapartida no passivo.

B) Essa alternativa está errada, pois ela corresponde a uma Variação Patrimonial Qualitativa, uma vez que há o aumento do ativo (veículo adquirido) em contrapartida de um aumento do passivo (contas e fornecedores a pagar).

C) Essa alternativa está certa, pois, de fato, ela corresponde a uma Variação Patrimonial Quantitativa Diminutiva (VPD), na medida em que há o reconhecimento de uma dívida (aumento do passivo) para com o prestador do serviço, sem contrapartida no passivo, o que gera uma redução do Patrimônio Líquido.

D) Essa alternativa está errada, pois: 1) no momento do lançamento da contribuição social, se houver, há uma VPA, pois há um aumento do ativo (créditos tributários a receber) sem contrapartida no passivo; 2) no momento do recebimento da contribuição, há uma Variação Patrimonial Qualitativa, pois há um aumento do caixa em contrapartida da baixa do crédito a receber.

E) Essa alternativa está errada, pois: 1) no momento do lançamento do tributo, há uma VPA, pois há um aumento do ativo (créditos tributários a receber) sem contrapartida no passivo; 2) no momento do recebimento do tributo (quando o contribuinte paga), há uma Variação Patrimonial Qualitativa, pois há um aumento do caixa em contrapartida da baixa do crédito a receber.


Gabarito do Professor: Letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. C

Variações patrimoniais diminutivas (VPD) são fatos contábeis que provocam redução do patrimônio líquido da entidade, portanto são fatos modificativos diminutivos.

A) VPA

B) Fato Permutativo

C) VPD

D) VPA

E) VPA

Por que a prestação de serviços é uma VPD?

Caro @tributariofacilitado,

Vou tentar explicar o porquê que a VPD surge no momento da prestação do serviço. Vamos a um exemplo:

Ex: Uma entidade pública contrata um serviço de limpeza com terceiros.

No momento da prestação do serviço surge o fato gerador da obrigação, pois o ente recebe o serviço e fica obrigado a pagar, assim há um aumento no passivo e uma diminuição do PL, seguindo o enfoque patrimonial (regime de competência). Vejamos:

D - VPD com serviços de limpeza

C - Prestação de serviços a pagar

No momento do pagamento dos serviços, lançamos:

D - Prestação de serviços a pagar

C - Caixa

Espero ter ajudado.

Bons estudos!!

Redação "chinfrim".....

GABARITO: C.

2.4.2.Reconhecimento das Variações Patrimoniais Aumentativas e Diminutivas

Considera-se realizada a variação patrimonial diminutiva (VPD):

a. Quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro;

b. Diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo;

c. Pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.

Obrigada pela ótima explicação, @Maria!

https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:31484

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo