Analise as afirmativas a seguir: I. Na alvenaria de vedaçã...
Marque a alternativa CORRETA:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A NBR 7122:1953 foi cancelada e ela trata de “Capacidade de transmissão da onda de detonação de um rumo a outro de cordel detonante - Método de ensaio” e não de blocos cerâmicos. Pois é, a banca pegou pesado kkkkkkkk
A questão, na verdade, faz referência à NBR 15.270-1 de 2017 que trata sobre “Componentes cerâmicos - Blocos e tijolos para alvenaria - Parte 1: Requisitos “.
De acordo com esta NBR as 3 alternativas estão corretas (ver página 4 e 5 da norma):
“Bloco/tijolo principal: Bloco mais usado na elevação das paredes, pertencente a uma família de blocos ou tijolos cerâmicos, cujo comprimento é um múltiplo do módulo dimensional M menos 1 cm.”
“canaleta J: Componente com seção em forma de J, sem paredes transversais.”
“canaleta U: Componente com seção em forma de U, sem paredes transversais, que permite a construção de cintas de amarração, vergas e contravergas.”
Logo, gabarito: Letra D, porém a questão deveria ser anulada pois está embasada em norma cancelada e que não tem nada a ver com o assunto. -.-
"PET é a sigla utilizada para Polietileno Tereftalato, um polímero termoplástico desenvolvido por dois químicos britânicos, John Rex Whinfield e James Tennant Dickson, em 1941. Ele é utilizado, principalmente, na forma de fibras para a indústria têxtil e de embalagens para bebidas.
Com o uso em grande escala das garrafas PET, principalmente a partir da década de 1990, um problema ambiental sério surgiu: muitas destas garrafas eram descartadas de forma incorreta e acabavam parando em terrenos, rios, esgotos, mares e matas. Só que este material pode demorar até 800 anos para se decompor (daí a importância de sua coleta e reciclagem).
Algumas pessoas, para se livrarem do volume das garrafas, podem pensar em queimar o material. Quando o PET é queimado, apresenta uma chama de cor amarelada que pode explodir durante a queima. Mas, além de ser muito inflamável, o material libera toxinas e gases como monóxido e dióxido de carbono, acetaldeído, benzoato de vinila e ácido benzoico na atmosfera, contribuindo para a poluição do ar e, consequentemente, com o efeito estufa.
Além disso, o plástico em geral – incluindo o PET – é o poluente mais comumente encontrado nos oceanos. Em alguns sistemas de correntes marinhas rotativas, a quantidade de plástico encontrada é tão grande que os pesquisadores dizem que ele já se tornou parte do oceano."
Logo a alternativa correta é a letra C, duas afirmativas corretas, e não penso que a questão deva ser anulada como comentou a colega, visto que foi informada a NBR errada (ABNT 7122) de propósito para testar os conhecimentos do candidato, porém era simples eliminar a afirmativa II visto que PET é muito inflamável e não resiste a altas temperaturas.
Qualquer informação errada me corrijam, bons estudos!
Fonte: https://www.reciclasampa.com.br/artigo/tudo-que-nunca-te-contaram-sobre-reciclagem-de-garrafa-pet
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo